logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

5 principais erros na inscrição do Sisu

por Bruno Werneck em 24/01/20

Entre os dias 21 a 26 janeiro ocorre o período de inscrição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2020. Nesta semana, milhões de estudantes estarão de olho no sistema do Sisu em busca de uma das 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país.

O sistema de seleção é conhecido por ser complexo e a inscrição pode ser um pouco confusa para um estudante sem familiaridade com o processo. Pela falta de conhecimento, muitos candidatos acabam perdendo boas oportunidades de vagas em instituições públicas. Por isso, todo início de ano, o time de ensino do Kuadro auxilia os nossos alunos a tirar o máximo do sistema do Sisu para garantir a melhor vaga.

Sabendo dessa dificuldade, eu reuni os principais erros (e como evitá-los) para compartilhar com você. Afinal, após passar um ano (ou mais) inteiro estudando, você não quer perder a sua vaga na faculdade por besteira, correto? Então, confere só:

Erro #1: Não acompanhar as notas de corte todos os dias

O processo de inscrição do Sisu dura poucos dias e, durante esse período, todos os estudantes podem mudar tanto a sua 1.ª como a sua 2.ª opção de curso. Com isso, as notas de cortes mudam diariamente, tanto para cima como para baixo.

Por isso, uma vaga para a qual você não tinha a nota de corte em um dia pode estar disponível no dia seguinte. Por outro lado, uma vaga para a qual você tinha nota pode não estar mais lá em outro dia.

Então, é muito importante entrar no sistema do Sisu e conferir as notas de corte diariamente, assim você tem a oportunidade de mudar as suas opções, caso seja necessário.

Erro #2: considerar a Classificação Parcial como sendo a Classificação Final

Durante o período de inscrição do Sisu, o candidato pode consultar a sua classificação parcial nas opções de cursos escolhidas. Porém, cuidado! A sua colocação pode mudar ao longo dos dias e também pode ser diferente da sua classificação final!

Como falei no item anterior, os candidatos alteram as opções de curso diariamente, então, essa classificação parcial é apenas um indicativo de como você está se saindo nas suas opções de curso. O que vale mesmo é o resultado, que será divulgada no dia 28 de janeiro.

Erro #3: dar bobeira na escolha da sua 2.ª opção

Em caso de você não conseguir a aprovação na sua 1.ª opção e, caso não tenha lista de espera, a sua única escolha pode ser a 2.ª opção. Ou seja, ambas são importantes! 

Reflita bastante sobre a sua 2.ª opção de curso. Existe um curso que você estaria disposto ou disposta a fazer caso você não consiga a sua 1.ª opção? Você aceitaria estudar em outra universidade? Converse com a sua família e avalie o lado financeiro de morar em uma outra cidade e pesquise sobre os programas de permanência das faculdades.

Erro #4: não observar se a nota sofreu alguma alteração ao se inscrever em uma opção

No Sisu, diferentes cursos e instituições de ensino podem dar diferentes pesos para as provas do Enem. Por exemplo, um curso de Física pode dar um peso maior para Ciências da Natureza do que para Linguagens. Por isso, a sua nota pode diferir de uma opção para outra.

Além disso, o curso pode exigir uma nota mínima. Por exemplo, um curso de Medicina pode exigir média mínima igual ou maior que 560 pontos e nota mínima em Ciências da Natureza igual ou maior a 400 pontos. Fique atento a isso quando for escolher a sua opção!

Erro #5: não participar do Por Dentro do Sisu, evento 100% online e gratuito, e perder todas as dicas para conquistar a melhor vaga para o seu resultado no Enem

Entre os dias 20 e 28 de janeiro, a equipe do Kuadro fará uma série de lives para explicar tudo sobre o processo do Sisu para você não cair nesses e em outros erros. Com essas lives, você conseguirá potencializar o seu resultado do Enem para conquistar a melhor vaga.

Além disso, temos uma comunidade no Facebook para que os participantes enviem suas dúvidas e troquem ideias e dicas sobre como dominar a inscrição do Sisu.

Para participar das lives e da comunidade, basta se inscrever em https://bit.ly/3akH7Bs. É 100% online e gratuito!
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54