Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

5 principais erros na inscrição do Sisu

por Bruno Werneck em 24/01/20

Entre os dias 21 a 26 janeiro ocorre o período de inscrição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2020. Nesta semana, milhões de estudantes estarão de olho no sistema do Sisu em busca de uma das 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país.

O sistema de seleção é conhecido por ser complexo e a inscrição pode ser um pouco confusa para um estudante sem familiaridade com o processo. Pela falta de conhecimento, muitos candidatos acabam perdendo boas oportunidades de vagas em instituições públicas. Por isso, todo início de ano, o time de ensino do Kuadro auxilia os nossos alunos a tirar o máximo do sistema do Sisu para garantir a melhor vaga.

Sabendo dessa dificuldade, eu reuni os principais erros (e como evitá-los) para compartilhar com você. Afinal, após passar um ano (ou mais) inteiro estudando, você não quer perder a sua vaga na faculdade por besteira, correto? Então, confere só:

Erro #1: Não acompanhar as notas de corte todos os dias

O processo de inscrição do Sisu dura poucos dias e, durante esse período, todos os estudantes podem mudar tanto a sua 1.ª como a sua 2.ª opção de curso. Com isso, as notas de cortes mudam diariamente, tanto para cima como para baixo.

Por isso, uma vaga para a qual você não tinha a nota de corte em um dia pode estar disponível no dia seguinte. Por outro lado, uma vaga para a qual você tinha nota pode não estar mais lá em outro dia.

Então, é muito importante entrar no sistema do Sisu e conferir as notas de corte diariamente, assim você tem a oportunidade de mudar as suas opções, caso seja necessário.

Erro #2: considerar a Classificação Parcial como sendo a Classificação Final

Durante o período de inscrição do Sisu, o candidato pode consultar a sua classificação parcial nas opções de cursos escolhidas. Porém, cuidado! A sua colocação pode mudar ao longo dos dias e também pode ser diferente da sua classificação final!

Como falei no item anterior, os candidatos alteram as opções de curso diariamente, então, essa classificação parcial é apenas um indicativo de como você está se saindo nas suas opções de curso. O que vale mesmo é o resultado, que será divulgada no dia 28 de janeiro.

Erro #3: dar bobeira na escolha da sua 2.ª opção

Em caso de você não conseguir a aprovação na sua 1.ª opção e, caso não tenha lista de espera, a sua única escolha pode ser a 2.ª opção. Ou seja, ambas são importantes! 

Reflita bastante sobre a sua 2.ª opção de curso. Existe um curso que você estaria disposto ou disposta a fazer caso você não consiga a sua 1.ª opção? Você aceitaria estudar em outra universidade? Converse com a sua família e avalie o lado financeiro de morar em uma outra cidade e pesquise sobre os programas de permanência das faculdades.

Erro #4: não observar se a nota sofreu alguma alteração ao se inscrever em uma opção

No Sisu, diferentes cursos e instituições de ensino podem dar diferentes pesos para as provas do Enem. Por exemplo, um curso de Física pode dar um peso maior para Ciências da Natureza do que para Linguagens. Por isso, a sua nota pode diferir de uma opção para outra.

Além disso, o curso pode exigir uma nota mínima. Por exemplo, um curso de Medicina pode exigir média mínima igual ou maior que 560 pontos e nota mínima em Ciências da Natureza igual ou maior a 400 pontos. Fique atento a isso quando for escolher a sua opção!

Erro #5: não participar do Por Dentro do Sisu, evento 100% online e gratuito, e perder todas as dicas para conquistar a melhor vaga para o seu resultado no Enem

Entre os dias 20 e 28 de janeiro, a equipe do Kuadro fará uma série de lives para explicar tudo sobre o processo do Sisu para você não cair nesses e em outros erros. Com essas lives, você conseguirá potencializar o seu resultado do Enem para conquistar a melhor vaga.

Além disso, temos uma comunidade no Facebook para que os participantes enviem suas dúvidas e troquem ideias e dicas sobre como dominar a inscrição do Sisu.

Para participar das lives e da comunidade, basta se inscrever em https://bit.ly/3akH7Bs. É 100% online e gratuito!
banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54