Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Universidades

5 Vantagens de se estudar em uma faculdade privada

por Carolina Campos em 05/02/16 42 mil visualizações

Não é difícil perceber que, no Brasil, ainda há um certo preconceito contra as faculdades privadas. 

Esse preconceito não surge sozinho, ele é criado em nós desde o colégio, quando professores e a comunidade acadêmica dividem os alunos entre “os que vão estudar em uma faculdade federal” e “os que vão para a particular”. 

É bem importante lembrar que esse tipo de preconceito não existe, por exemplo, nos Estados Unidos, onde as universidades mais renomadas e de reputação internacional são particulares (por exemplo MIT, Harvard, Stanford, Yale e Princeton) e as universidades públicas são pagas (isso mesmo! Para estudar em uma faculdade pública aluno precisa pagar). 

A maior diferença é que, nos Estados Unidos, os valores das mensalidades variam de acordo com a renda de cada aluno e sua capacidade de arcar com os custos. 

Que tal começarmos a tirar esse preconceito de nossos corações avaliando os pontos mais positivos de se estudar em uma faculdade particular?    

Organização


Você dificilmente vai ver alunos de faculdades particulares pagando greve no verão, isso porque no ensino privado o risco de greve é praticamente nulo! 

Então, se você estuda em uma faculdade particular, você jamais ficará confuso quanto ao período que está cursando ou quando irá se formar.  

Estrutura física e equipamentos


A maioria das faculdades particulares, por não dependerem de repasse do governo, normalmente possuem prédios melhores, salas confortáveis, com carteiras e mobiliário novos e ergonômicos. 

Além disso, possuem laboratórios mais bem equipados, com equipamentos novos, o que é bem importante para cursos de tecnologia e saúde, por exemplo.

Professores capacitados


Os professores de faculdades públicas são concursados e, muitas vezes, conciliam docência e projetos de pesquisa. Outras vezes esses professores também dão aulas em faculdades particulares. Ou seja, você pode, em uma faculdade particular, ter a mesma aula de um aluno da pública, com o mesmíssimo professor, porém em uma sala mais confortável ou um laboratório melhor e com equipamentos mais novos. Se você for dedicado, vai conseguir aproveitar melhor essa experiência. 

Além disso, a estabilidade do professor concursado em uma faculdade pública pode gerar uma desvantagem que não existe na particular, onde o professor que não tiver boa performance pode ser cortado do quadro de funcionários. Se os professores não conseguem ou querem ensinar, não tem talento ou didática ou são arbitrários nas notas, o aluno tem a quem recorrer e a faculdade cobra do professor um bom desempenho em sala de aula.   

Segurança


Um problema que foi bastante falado em 2015, após o governo diminuir o repasse das faculdades federais, foi a falta de segurança nas universidades públicas. Com a falta de dinheiro, os gestores foram obrigados a cancelar serviços terceirizados, dentre eles, empresas de segurança. Dificilmente você vai ouvir dizerem que algum aluno foi assaltado, agredido ou pior dentro de uma faculdade particular.  

Possibilidade de conciliar estudos e carreira


As universidades privadas têm horários de aula mais organizados, o que não acontece nas públicas que tem horários irregulares espalhados entre 7 e 18:00. Para o aluno que tem interesse em fazer estágio ou que precisa trabalhar, a dedicação exclusiva à faculdade não é uma opção.   

Na verdade, na escolha entre faculdade particular e a faculdade pública não existe uma resposta certa. 

Você precisa escolher aquela que se encaixará melhor às suas necessidades e seu cotidiano. Veja abaixo algumas das opções:

Não deixe os preconceitos te desanimarem de seguir o melhor caminho para você.

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54