Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Pós-Graduação

7 motivos para fazer uma pós-graduação mesmo estando desempregado

por Caroline Sassatelli em 06/11/19

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui cerca de 12,5 mil pessoas desempregadas. Apesar dessa fase complicada, uma alternativa para reverter essa situação é ganhar qualificação e destaque profissional por meio de uma pós-graduação lato sensu ou stricto sensu

mulher em entrevista de emprego
7 motivos para fazer uma pós-graduação mesmo estando desempregado

Mas você deve estar pensando: porque raios vou fazer uma pós-graduação se estou desempregado? Bem, existem muitos motivos para fazer esse investimento e, dessa forma, melhorar o currículo e aumentar suas chances quando estiver concorrendo a uma vaga de emprego. 

Quanto à questão financeira, não se preocupe. Existem diversas alternativas que podem viabilizar a sua especialização, MBA, mestrado ou doutorado. Uma delas é o Quero Bolsa. A plataforma online traz centenas de opções de pós-graduações voltadas para diferentes áreas. O melhor é que as bolsas de estudo chegam a até 75% de desconto. Ou seja, essa é uma grande oportunidade de fazer seu curso por um preço bem menor. 

Se você ainda não se convenceu sobre a importância de uma pós-graduação para sua nova fase profissional, dê uma olhada abaixo nos 7 motivos para se fazer esse curso mesmo estando desempregado:

1. Maiores chances de ser contratado

Uma pós-graduação, seja especialização, MBA, mestrado e doutorado, traz grandes chances de contratação para o profissional. Isso porque os recrutadores costumam ter mais interesse por candidatos que tragam mais qualificação e conhecimento e um curso desses pode ser o caminho para tal objetivo. 

2. Estar no radar para cargos mais qualificados

O profissional pós-graduado também possui grandes chances de concorrer a cargos hierarquicamente mais complexos e qualificados. Um exemplo disso é o que diz uma pesquisa realizada pelo Conselho de MBA Executivos (o Executive MBA Council – Embac), em 2014. De acordo com o estudo, pouco mais de 40% dos profissionais que realizaram um MBA receberam uma promoção no trabalho depois de fazer o curso.

Além disso, os dados mostram que outros 53% assumiram novas responsabilidades com a realização da pós. Isso mostra como existem chances muito concretas de haver aquela tão sonhada promoção depois que você fizer a sua especialização. 

3. Adquire mais conhecimento

Fazer uma pós-graduação é sinônimo de ganhar mais conhecimento sobre determinada matéria ou expandir aquilo que não se tem tanto contato, mas gostaria de saber melhor.

Quando terminamos a graduação, a tendência é ficarmos anos sem estudar, mas isso é um erro. A verdade é que o aprendizado deve ser constante e isso é muito valorizado pelos recrutadores na hora de escolher um candidato para preencher certa vaga. Sendo assim, fazer uma pós é uma ótima alternativa para continuar com os conhecimentos em dia. 

4. Concorre a salários maiores

De acordo com dados da 54ª edição da Pesquisa Salarial, de 2018, os salários de profissionais com uma pós-graduação podem chegar a 50% mais do que aqueles que só possuem a formação superior inicial. Isso mostra como os cargos com salários maiores são destinados a quem tem uma maior bagagem profissional - e ter uma pós-graduação pode ajudar nessa missão. 

Ainda, sobre esse mesmo tema, a Fundação Getulio Vargas (FGV) realizou um estudo que verificou que os profissionais que possuem pós-graduação recebem cerca de 66% a mais do que seus colegas que possuem somente graduação. Outra pesquisa da mesma instituição apontou que, a cada ano de MBA, o empregado recebe um aumento equivalente a 40% de seu salário. 

5. Melhora o currículo

A pós-graduação também trará maior destaque ao currículo do profissional que, mesmo tendo um curso superior, se mostrará mais preparado e com maior experiência fazendo uma especialização, MBA, mestrado ou doutorado. 

6. Fazer contatos

O chamado networking é uma das principais vantagens para quem está fazendo uma pós-graduação. Isso porque, ao fazer o curso, você tem contato (mesmo que a distância) com profissionais interessados em uma mesma área, sejam eles alunos ou professores. Assim, existe uma troca de experiências e conhecimento muito benéfica ao pós-graduando.

7. Mudar de área

Não é necessário que você seja formado na mesma área da pós-graduação para cursá-la. Por isso é comum que muitas pessoas recorram a uma especialização para mudarem o caminho de suas carreiras. Só não esqueça que algumas profissões exigem que haja a formação na graduação para atuar na área. Por exemplo, no Direito, onde, para advogar, é necessário ser bacharel no curso e também passar no Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). 


Comece já sua pós-graduação

Você já sabe todos os (ótimos) motivos para começar a sua pós-graduação, então, chega de desculpas e bora garantir o seu crescimento profissional? O site Quero Bolsa possui milhares de opções de bolsas de estudo de até 75% para quem quer dar aquele upgrade na carreira e garantir sua pós-graduação. Não deixe essa oportunidade passar!

Encontrar bolsas de pós-graduação


O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54