Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

A Comunicação Não Violenta em Entrevistas de Emprego

por Maria Fernanda Alves em 07/12/18 620 visualizações

Você já saiu de uma entrevista com a ideia pulsante em sua cabeça "o entrevistador não foi com a minha cara"? Se sim, você pode ter passado por uma situação muito comum em que o entrevistado não consegue se conectar com o entrevistador de forma direta. Isso não significa que o entrevistador precise gostar de você, querer ser seu amigo e te convidar para um chope, mas sim compreender com clareza os seus pontos e não ser impactado negativamente por sua forma de se expressar.

Para trabalhar essa questão podemos recorrer aos estudos do psicólogo americano Marshall Rosenberg sobre Comunicação Não Violenta (CNV) e identificar aspectos úteis para criar uma conexão objetiva com o entrevistador.

                                                                             Capa do livro de Marshall Rosenberg

O que é Comunicação Não Violenta?

Rosenberg diz logo na introdução de seu livro Comunicação Não Violenta que a  "CNV se baseia em habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade de continuarmos humanos, mesmo em condições adversas" .

Pensar sobre isso pode nos ajudar a observar a forma que nos expressamos e compreendemos o que é dito pelas pessoas que nos cercam. Quando nos expressamos por meio de palavras, é importante saber que não devem ser reações repetitivas e automáticas, mas sim palavras conscientes, ligadas diretamente ao que estamos percebendo, sentindo e desejando, para que possamos nos expressar com mais objetividade, e de forma mais honesta considerando o outro, ou seja, de forma empática e respeitosa. 

Marshall define que existem quatro componentes que norteiam a CNV, são eles: observação, sentimento, necessidade e pedido. 

O vídeo (disponível no Youtube) a seguir pode ajudar na compreensão da Comunicação Não Violenta


Comunicação Não Violenta na Entrevista de Emprego

Ser submetido a um processo de seleção pode nos fazer sentir um pouco desconcertado em algumas situações e nos levar a reagir de uma maneira prejudicial para nós mesmos.

Em uma entrevista de emprego o seu objetivo é fazer com que o selecionador conheça sua trajetória pessoal e profissional e identifique se você tem ou não o perfil para a vaga disponível. Muitas vezes o entrevistador precisa fazer perguntas delicadas como, por exemplo, o motivo da demissão anterior, ou pressionar um pouco os candidatos, estes muitas vezes entram no modo reativo, o que não é ideal para o momento.


Aplicando componentes da CNV em uma situação comum em entrevistas de emprego:

Observe que o entrevistador precisa te testar, então ele irá te desestabilizar algumas vezes durante a conversa e você precisa estar consciente dos sentimentos que isso gera em você, que podem ser frustração, raiva, simpatia ou antipatia.

Avalie sua necessidade no momento.É preciso pensar em como o seu sentimento pode ser trabalhado da melhor forma para que seu objetivo inicial não seja influenciado negativamente, portanto, pode ser que rebater a uma crítica do entrevistador de maneira agressiva não seja a melhor solução, pode ser que um pedido de dicas para o entrevistador sobre cursos, leituras e experiências que possam ajudar nesse aspecto que ele identificou como negativo seja uma opção válida, se você notar que o entrevistador te dá espaço para tal atitude, claro.


Agir dessa maneira poderá evitar que a entrevista desvie seu foco para uma disputa de argumentos. Isso não significa que você deva aceitar críticas que não caibam a você e simplesmente abaixar a cabeça, mas que você precisa absorver o que é dito pelo entrevistador e não reagir sem pensar brevemente a respeito. 

Praticar uma Comunicação Não Violenta exige que você seja mais empático. É preciso considerar o outro em suas necessidades e individualidade mas sem suprimir as suas. É buscar uma relação mais pacífica onde o objetivo é não prejudicar nenhum dos lados.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54