A nota do ENEM pode ser aproveitada pela escola?
O Inep, órgão do governo responsável por organizar a prova, não divulga o ranking das escolas no Enem desde 2017.
O Enem é uma prova que avalia o conhecimento do aluno nas várias áreas do conhecimento. Desde 2012, ele também passou a servir como vestibular para diversas faculdades do país, de modo que a nota do ENEM pode garantir a vaga do aluno em uma faculdade pública ou mesmo uma bolsa de estudo em uma faculdade privada.
Nesse contexto, como fica a escola? Ela pode aproveitar a nota do Enem para se promover? Sim, pode. Desde 2017, porém, o Inep, órgão do governo responsável por elaborar a prova, não faz mais o ranking das escolas no Enem.
Isso porque, segundo o Inep, a divulgação estava sendo usada de modo inadequado por algumas escolas, principalmente particulares. O órgão afirmou, em nota, que o Enem serve para avaliar esforços individuais, mas não é um bom indicador de qualidade das escolas, já que o exame não analisa outros critérios, como a formação dos professores e o tempo em sala de aula dos estudantes.
A partir de 2017, a informação sobre a média dos alunos de uma escola passou a ser divulgada no relatório anual que é publicado pelo Inep. Porém, esse dado não é divulgado de formato de ranking.