Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Alimentos do Restaurante Universitário da UFRPE contribuem no desempenho acadêmico de alunos

Apostando em refeições de qualidade, o RU da UFRPE funciona como estratégia para a melhora do desempenho do estudante com boa condições nutricionais aos discentes

ru UFRPE
Restaurante Universitário da UFRPE (Foto: Aurilene Cândida)

O que se vê normalmente nos refeitórios universitários são estudantes consumindo alimentos não saudáveis, muitas vezes pelo acesso mais fácil e até pelo custo ser menor. Percebendo a necessidade em disponibilizar para os graduandos um local que ofereça alimentos nutritivos, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) conta com o Restaurante Universitário (RU). O objetivo é oferecer aos estudantes uma alimentação saudável que também possa contribuir com o progresso das atividades.

Thamizy Morais, nutricionista da Pró-reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão (PROGESTI) da UFRPE relata que uma alimentação balanceada contribui fortemente para um melhor desenvolvimento de atividades acadêmicas. “A partir do momento em que o aluno consome alimentos nutritivos, o desenvolvimento na hora de executar funções aumenta bastante. Um fato que pode ser analisado é se ocorrer do ser humano passar algumas horas sem comer, isso não vai causar uma deficiência nutricional, mas o incômodo se faz presente, resultando em desconcentração, fazendo com que a pessoa se sinta fraca e até sonolenta”.

ru UFRPE
Thamizy Morais, nutricionista da PROGESTI (Foto: Aurilene Candida)

Com a finalidade em fornecer um serviço de qualidade para os alunos, o RU é composto por uma coordenadoria de gestão de alimentação, nutricionista, economista doméstico e profissionais de área administrativa e especialista na produção e manipulação de alimentos. Além disso, o restaurante ainda atua como espaço pedagógico para alguns cursos de graduação para que estudantes possam aplicar boa parte do que se é adquirido em sala de aula. 

“Eu sou bastante satisfeito com o serviço prestado pelo Restaurante Universitário. Acredito que seja um ponto forte da instituição, pois auxilia boa parte dos alunos que, muitas vezes, saem do trabalho direto para a universidade ou por algum motivo têm uma rotina bastante corrida. Em questão de satisfação com a comida fornecida, não tenho o que criticar”, comenta Rodrigo Meira, aluno de Administração da UFRPE.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Um dos benefícios que o restaurante proporciona para os alunos da instituição é fazer com que permaneçam no espaço acadêmico, caso haja demandas de projetos. Severino Mendes, professor e pró-reitor da PROGESTI, comenta que os estudantes que residem na universidade têm direito a gratuidade nas refeições, já os que não moram pagam uma taxa de R$ 2,00 no almoço e R$ 1,50 no jantar.

Para os estudantes que frequentam o espaço alimentício da instituição e querem ficar por dentro do cardápio, o RU conta com aplicativo para que seja conferido o menu do dia. Sem precisar de acesso à internet e sendo necessário apenas uma atualização por semana, essa ferramenta permite uma visualização rápida e simplificada do menu semanal na UFRPE.

O funcionamento é de segunda à sexta-feira, são oferecidos diariamente 2,4 mil almoços, no horário das 10:30h às 14:00h, e 1,5 mil jantares, das 16h30 às 19h.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações