logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Artes, Artes Plásticas, Artes Cênicas, Artes Visuais e Educação Artística: qual é a diferença?

por Patrícia Carvalho em 12/03/19 5,9 mil visualizações

Com tantas opções de cursos de graduação, o processo de escolha por uma profissão torna-se cada vez mais difícil.

Em algumas áreas, como a artística, esse processo pode ser ainda mais complicado pelas suas subdivisões ou pelos nomes semelhantes. Neste caso, Artes, Artes Visuais, Artes Plásticas, Artes Cênicas e Educação Artística são os mais utilizados.

Mas, afinal, do que se trata cada um deles?


Na realidade, Artes Visuais e Artes Cênicas são os nomes oficiais de cursos oferecidos pelas faculdades. Artes, Artes Plásticas e Educação Artística fazem parte do curso de Artes Visuais.

O termo Artes refere-se a todas as manifestações artísticas.Artes Plásticas, é um segmento de arte voltado para a produção de objetos artísticos. Por fim, a Educação Artística é o nível de licenciatura e, portanto, trata-se do ensino de arte. 

Veja a seguir mais informações sobre os dois principais cursos da área artística:

Artes Visuais

O curso é oferecido nos níveis bacharelado e licenciatura. O bacharelado forma profissionais capacitados para atuar como artista plástico, na produção de pinturas, desenhos, fotografias, e no mercado de artes, como galerias e museus. Já o licenciado é habilitado para dar aulas no Ensino Infantil, Fundamental e Médio sobre a temática.

Artes Cênicas

O curso também é oferecido nos níveis bacharelado e licenciatura. Porém, o bacharelado é voltado para a produção de teatros, filmes e programas de televisão nas áreas técnicas de atuação, direção e roteirização. A licenciatura, assim como em Artes Visuais, prepara profissionais para dar aulas no Ensino Infantil, Fundamental e Médio.

Quero começar a estudar.  E agora?

Agora que você já sabe quais são os cursos de graduação na área artística e pode escolher aquele que tem mais a ver com você, que tal ingressar na faculdade com bolsas de estudo de até 75%?

A plataforma Quero Bolsa, em parceria com instituições de ensino oferece descontos em todas as mensalidades do curso, até sua formação. Para garantir a sua, é só clicar no botão abaixo! 

Bolsas por WhatsApp

É só clicar no botão acima e enviar a mensagem! ;)

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54