
O que o Afonso Roitman vai fazer em Paris? Confira!
Isabella Baliana | 10/07/25Em Vale Tudo, Afonso viaja com Maria de Fátima, mas o motivo vai além da lua de mel: entenda seu novo papel em relação à economia verde.
Nesta segunda-feira (2), o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aprovou o envio para o Congresso de um projeto que prevê mudanças no saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), informou o g1.
Baixe: Modelo de currículo gratuito
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Detalhes sobre a proposta ainda não foram divulgados, mas, vale destacar que Marinho, ao assumir o ministério em janeiro de 2023, se posicionou a favor do fim do saque-aniversário do FGTS.
Leia mais: Faculdades com 2 anos de duração; veja quais são
+ Salário de ator: o que a situação de Marcos Oliveira, o Beiçola, revela sobre a profissão
Lembrando que o saque-aniversário do FGTS é uma modalidade que possibilita o saque de parte do valor das contas ativas e inativas do FGTS no mês de aniversário. Trata-se de um benefício opcional do FGTS.
Fora o saque-aniversário do FGTS, os trabalhadores têm outros direitos, como jornada diária máxima de oito horas e férias. Mas, além desses direitos, os empregados podem ter também outros benefícios, que não são obrigatórios, mas que certas empresas oferecem, como o Vale Alimentação e o convênio médico.
Visando reter talentos, os empregadores têm inovado ao fornecer benefícios “diferentões”. Conheça alguns que todo mundo gostaria de ter a seguir.
Oferecer bons benefícios aos funcionários é uma forma de reter mão de obra qualificada, pois, dessa forma, os empregados ficarão satisfeitos com o trabalho e se sentirão valorizados.
A partir dessa premissa, algumas empresas vão muito além do VA, VR e Day Off, disponibilizando benefícios que surpreendem positivamente os trabalhadores. Confira exemplos:
Viajar nas férias sem gastar um tostão. Isso já é real para os funcionários de algumas empresas. No Airbnb, por exemplo, os trabalhadores recebem US$ 2 mil (quase R$ 9,7 mil) em crédito de viagem por ano, segundo a BBC Brasil.
Geralmente, a rotina de trabalho vai de segunda até sexta-feira. Alguns trabalhadores ainda têm expediente no fim de semana. No entanto, em certas empresas, a semana de 4 dias já está sendo testada. No Brasil, 21 organizações estão participando de uma pesquisa global sobre a efetividade desse esquema.
Veja também: Quais são as áreas para trabalhar em Biomedicina?
+ Medicina: 5 especialidades com mais registros no Brasil
O vale cultura é outro benefício opcional que as empresas podem oferecer. Com ele, o trabalhador pode gastar crédito com atividades de entretenimento e de lazer, como teatro, cinema, livros e muito mais.
Algumas empresas oferecem incentivos ao estudo, com o objetivo de promover o crescimento profissional e a capacitação dos funcionários. Na prática, o empregador vai pagar integralmente ou dar uma ajuda de custo para cursos e treinamentos.
Confira: Como é o curso de Fisioterapia?
+ Doutorado honorário: você conhece a “formação” de Taylor Swift?
PLR é a sigla para participação nos lucros e resultados. Esse benefício é uma maneira de reconhecer e incentivar o bom desempenho individual e coletivo. A ideia é que, se a empresa vai bem, os funcionários também devem se beneficiar desse sucesso.
Se você está buscando uma boa colocação no mercado de trabalho, precisa começar montando um bom currículo. Para te ajudar, a Quero Bolsa oferece gratuitamente modelos de currículo para você personalizar. Baixe já: