Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?
Vestibular e Enem

Calendário Prouni 2026: confira todas as datas

Veja o calendário do Prouni 2026, quem pode se inscrever, quais são os critérios de renda exigidos e as principais regras para concorrer às bolsas do programa.

Em resumo:

  • O MEC anunciou o calendário do Prouni 2026 nesta quinta-feira (8);
  • As inscrições começam no dia 26 de janeiro e terminam no dia 29 do mesmo mês. O resultado sai no dia 3 de fevereiro;
  • Para participar do Prouni 2026, é necessário ter feito o Enem 2025, não ter zerado a redação, alcançar média mínima de 450 pontos e atender a critérios de renda.

Veja mais detalhes a seguir!

Nesta quinta-feira (8), o Ministério da Educação (MEC) anunciou o calendário do Programa Universidade Para Todos (Prouni) de 2026.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

A informação foi divulgada por meio do edital publicado no Diário Oficial da União (DOU). A partir dessa data, os interessados puderam acessar as informações sobre as inscrições, as datas de divulgação dos resultados e outros detalhes para o processo seletivo do primeiro semestre de 2026.

calendário prouni 2026

Cronograma do Prouni 2026

Quem pretende disputar uma bolsa no Prouni em 2026 deve ficar atento para não perder as seguintes datas do processo seletivo:

  • Inscrições: 26 a 29 de janeiro de 2026
  • Resultado da primeira chamada: 3 de fevereiro de 2026
  • Resultado da segunda chamada: 2 de março de 2026
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 25 e 26 de março de 2026
  • Resultado da lista de espera: 31 de março de 2026

Quem pode se inscrever no Prouni 2026?

De acordo com as diretrizes do programa, pode se inscrever no Prouni 2026 quem fez o Enem 2024 ou 2025, não zerou a redação e teve uma média acima de 450 na prova.

Outra coisa importante é preencher o critério de renda. Para as bolsas integrais (100%), a renda familiar bruta mensal, por pessoa, deve ser de até 1,5 salário mínimo.

Já para a bolsa parcial (50% do valor da mensalidade), a renda mensal per capita deve ser de até 3 salários mínimos.

O candidato também precisa atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • ter feito o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
    ser uma pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
  • ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

Confira: Qual a diferença entre Prouni, Sisu, Fies e Quero Bolsa?

As principais bolsas de estudo para você com o Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Simulador de notas de corte

Para ter uma ideia das suas chances de passar na faculdade dos sonhos com a nota do Enem, vale a pena utilizar um simulador de notas de corte gratuito. Confira:

Não me encaixo no Prouni, e agora?

Se você foi mal no Enem ou até mesmo não se encaixa nos critérios de seleção do Prouni, vale buscar outras alternativas para ingressar na faculdade, certo?

Quero Bolsa pode te ajudar com isso, porque ela oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1,2 mil faculdades de todo o Brasil, sem utilizar a nota do Enem ou precisar comprovar renda.

Veja agora mesmo as bolsas disponíveis pro curso superior que deseja:

Entenda como funciona a Quero Bolsa

Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!

Onde estudar com desconto

Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis:

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações