Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Como a Metodista me mostrou a diferença entre assessor de imprensa e jornalista

por Palloma Gabriela em 31/12/18 120 visualizações

Nesta publicação vou contar como cursar pós-graduação da Metodista me ensinou as diferenças entre o Jornalista e Assessor de Imprensa. Leia a matéria até o final e você saberá tudo sobre o assunto. Bora? ;)


Professora da disciplina

Na aula, minha professora facilitou muito o entendimento do assunto, afinal em sua carreira ela atuou como repórter e assessora de imprensa.A aula foi bem dinâmica e didática, porque ela trouxe exemplos reais do dia a dia dos profissionais do Jornalismo e Assessoria de Imprensa.

Ela tem uma vasta carreira em Assessoria de Imprensa Política, então já dá para imaginar a riqueza desta aula. Além disso, durante a aula, ela promoveu um debate sobre o Código de Ética, o que foi muito bom, já que permitiu aos alunos compartilharem ideias e opiniões. Ter uma professora com uma carreira brilhante como a dela, faz toda diferença na minha formação.

História e Evolução da Comunicação

Durante a aula, o tema História e Evolução da Comunicação e da Assessoria de Imprensa no Brasil foi abordado. Achei muito interessante conhecer toda a história da Comunicação e ver toda evolução que aconteceu desde o ano 1900.

Nesta parte da aula, a professora  permitiu aos alunos percorrer todo o caminho histórico da comunicação, até chegar aos dias atuais. Foi possível entender quando e como o surgiu do profissional de Relações Públicas, a comunicação com públicos internos,  a importância do rádio neste contexto histórico e ainda sobre a relação da política com a comunicação.

Ainda sobre a história da comunicação, outro ponto que chamou bastante atenção foi quando tratamos sobre censura cultural e de imprensa. A aula agregou muito valor.

Jornalista x Assessor

Antes de começar a falar o que eu aprendi na aula, sobre o que faz na prática o Jornalista e Assessor de Imprensa, vale dizer que os dois profissionais caminham lado a lado, já que o assessor de imprensa é um facilitador, para o trabalho do jornalista. Logo, o assessor muitas vezes é a ponte entre uma empresa/cliente e jornalista.

Com o avanço na tecnologia, os dois tipos de profissionais precisam acompanhar o movimento do mercado sempre, hoje as informações são acessíveis, estão em todos os lugares, com isso, o jornalista/repórter nos dias atuais têm a função de selecionar pautas mais relevantes, trazer novas informações sobre o tema escolhido. Além de redigir textos, produzir conteúdo para jornais, revistas, televisão, rádio ou internet.

Já o papel do assessor de imprensa, é zelar, cuidar da imagem de uma empresa ou personalidade, por exemplo, uma figura política. Na aula aprendi que na prática,  este profissional gera divulgação nos meios de comunicação, produz textos, como releases, notas, artigos sobre seu cliente.

Tem ainda a função de consolidar a imagem do seu cliente (assessorado), manter um bom relacionamento com a mídia, acompanha entrevistas, colaborar no planejamento estratégico da Comunicação e avaliar resultados. Ou seja, os principais objetivos da Assessoria de Imprensa são: criar identidade, pautar a imprensa, fortalecer a imagem e minimizar crises.

Antes desta aula sobre Assessoria de Imprensa na pós da Metodista, tinha dúvidas sobre o que exatamente fazia cada um destes profissionais, se o jornalista podia ser assessor e vice-versa, mas depois das aulas, as funções ficaram bem claras para mim. Espero que tenham curtido esta matéria.

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54