Como é a rotina de um estagiário de Nutrição em um restaurante industrial?
Aluno do 7º semestre de Nutrição da Unip conta como é a sua rotina de estágio.
Agora é a hora da turma de Nutrição do 7º semestre em Nutrição da Universidade Paulista (Unip) de Limeira/SP completar a carga horária necessária para aprovação do estágio, que possui duração de um ano. Veja aqui como é a rotina um estagiário em Nutrição em um restaurante industrial.
Administrativo
Quando falamos em cozinha industrial é natural que as pessoas pensem que o estagiário será inserido nas etapas de preparação de refeições, porém o tipo de modalidade exercida na realidade é administrativa, ou seja, existem diversos afazeres necessário por trás do fornecimento da alimentação que não envolvem cozinhar.
A carga horária é preenchida basicamente por registrar temperaturas de equipamentos, atualizar planilhas de controles de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) fornecidos aos funcionários, coletar assinaturas de funcionários para documentos organizacionais (por exemplo, holerite), entre diversas outras ações presentes em escritórios.
Relatórios e exercícios
Nós ficamos na unidade por apenas 6 horas, de segunda a quinta-feira, mas é necessário elaborar diversos relatórios e exercícios práticos que compõem a nota final do estágio. Diante disso, a Unip fornece um manual com as instruções e datas de entrega, para que todos os envolvidos fiquem devidamente informados.
O principal documento elaborado é o Plano de Ação, pois o aluno deverá observar pontos de melhoria para a unidade e negociar com a gerência local, pois consiste em detectar falhas nos procedimentos, implementar o plano e diagnosticar o resultado. Essa etapa é realizada apenas no fim do módulo em questão.
Apenas um dia de aulas
Como a maior carga de tempo é direcionada aos estágios, os universitários devem comparecer na universidade apenas um dia na semana para assistir três matérias. Esse fator torna a rotina muito mais agradável perante a possibilidade de direcionar os esforços para os estudos.
Ir apenas um dia para as aulas é ótimo, porém é preciso que todos tenham disciplina, pois a quantidade de material, conforme mencionado anteriormente, é elevada e exige dedicação, portanto nada de relaxar no último ano.
Documentos em níveis profissionais
Agora a cobrança dos professores e supervisores de estágio é altamente presente, onde é esperado que todos os trabalhos entregues estejam devidamente formatados e elaborados. Anteriormente já existia essa expectativa, porém agora é requisito para notas boas. Vale observar que essa conduta é totalmente justa, visto que a obtenção do diploma está próxima.
Resumindo
Estagiar é como trabalhar normalmente. Claro que com exceção dos exercícios que são feitos em segundo plano, mas de maneira geral não existem grandes diferenças. Ter aula apenas um dia na semana sugere tranquilidade, entretanto é um dos anos mais corridos pela presença também do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).