Como economizar dinheiro na faculdade

Confira as dicas do Guia da Faculdade Wellington Duarte de como economizar dinheiro na faculdade e fazê-lo render durante os anos de estudo.

Quando o assunto é dinheiro, nós estudantes passamos vários perrengues, não é mesmo? Mesmo que se esteja fazendo uma faculdade federal ou tenha um ótimo desconto do Quero Bolsa, custos com transporte, alimentação, xerox, material e investimentos complementares ao curso podem sair muito caro. Por isso, compartilho desta vez algumas dicas de como fazer o dinheiro render durante o mês.

  1. Faculdade gratuita
    Hoje, sabemos que existem várias formas de entrar na faculdade sem pagar. Você pode fazer o Enem, vestibulares de universidades públicas ou até mesmo se inscrever em programas do governo. Muitos cursos são mais caros que aluguéis e podem ser inviáveis em longo prazo.
  2. Consiga descontos
    No Quero Bolsa, você consegue ótimos descontos. Isso quebra um galho e tanto. Confira a lista de cursos com descontos e não perca tempo, pois já estamos no segundo semestre!
  3. Consiga um trabalho ou comece seu estágio
    Essa dica é básica, mas é o que vai fazer o dinheiro ir para o seu bolso. Nem sempre você vai conseguir um estágio no começo do curso, mas você pode conseguir um trabalho em outra área. O importante é que você tenha uma fonte de renda, seja com carteira assinada, estágio ou empreendimento. Veja nesta matéria da Revista Quero como conseguir um estágio na sua área e aproveite as dicas! 
  4. Tenha uma meta de curto prazo
    Metas são fundamentais para evolução. As realistas são as melhores. Sente-se com seu bloquinho de anotações em mãos, caneta e calculadora e planeje. Comece com o planejamento de um semestre. Economize uma determinada quantia, invista ou aplique. Tenha metas simples e alcançáveis para que nesse curto prazo você consiga juntar dinheiro e partir para a meta de médio prazo.
  5. Meta de médio prazo
    A meta de médio prazo é a meta com a duração do seu curso. O que você gostaria de realizar assim que se formar? Ter um carro, estudar fora, dar entrada em um imóvel? Comece a pensar nessas coisas hoje, pois quatros anos passam voando.
  6. Tenha uma renda extra
    Esses são os famosos bicos, trabalhos como freelancer ou até mesmo o seu próprio empreendimento. Todos nós, em algum momento, conseguimos algo para vender ou um serviço para oferecer que pode ser até na própria faculdade mesmo, vendendo algo para os colegas. Não perca tempo e comece a bolar alguma coisa que vai te ajudar a atingir suas metas.
  7. Aplique seu dinheiro
    O Tesouro Direto rende mais, e seu dinheiro não fica parado. Esse tipo de investimento é baseado em juros sobre juros, com taxas anuais melhores que as da poupança e com riscos praticamente nulos. Ele é mais simples que as ações e possui vários tipos de aplicações, mesmo que sua renda não seja alta. Vale a pena se inteirar a respeito. 
  8. Menos consumo e mais investimentos
    Se a sua mentalidade ainda não estiver bem ponderada, essas dicas não adiantarão. A melhor coisa é se manter constantemente atualizado em conteúdos sobre investimentos, empreendimentos e dinheiro em geral. Seu novo hábito agora passa a ser economizar e investir, mesmo que no começo, você não tenha muito dinheiro para isso.

E você, tem alguma dica interessante de como economizar dinheiro enquanto estuda?

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações