O curso de Farmácia na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) tem uma grade de estágios obrigatórios a serem realizados ao longo do curso.
Encontre bolsas de estudo de até 80% para Farmácia
Por isso, hoje eu vim falar um pouco sobre eles e sobre como eles funcionam na Unimep. No total são cinco estágios diferentes, que começam a partir do 3° semestre e vão até o fim do curso, com dois semestres livres.
O primeiro estágio, denominado “Introdução às práticas farmacêuticas”, possui crédito 4 (68 horas) e é oferecido a partir do 3° semestre do curso. É um estágio introdutório aos demais estágios e possui o intuito de apresentar ao estudante um pouco do universo em que ele irá entrar como um profissional farmacêutico.
O estágio II, voltado para as farmácias da rede pública, é oferecido no 6° semestre e possui carga horária de 102 horas (crédito 6).
No oitavo semestre, o aluno deverá fazer o terceiro estágio em farmácia hospitalar, cumprindo a carga horária de 119 horas (7 créditos).
O último ano da faculdade possui mais dois estágios: um no 9° semestre de 85 horas (crédito 5), voltado à farmácia magistral (manipulação) e outro no 10° semestre na área da indústria e/ou análises clínicas, sendo que esse último possui crédito 26 e carga horária de 442 horas.
Todos os estágios são realizados em empresas conveniadas com a Unimep, sendo todas localizadas em Piracicaba, não podendo ser realizados em outro local. O estágio de farmácia hospitalar, por exemplo, é realizado na Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba.
Para todos os estágios há um professor do curso supervisionando as atividades dos alunos. As turmas são organizadas pela coordenadora do estágio e podem variar conforme a necessidade dos alunos. Como regra geral, os alunos não podem fazer os estágios aos sábados e os alunos que fazem estágio não-obrigatórios, ou que trabalham, devem negociar com suas empresas a liberação para realizarem os estágios obrigatórios.