Como imprimir certificado do Encceja? Confira o passo a passo
Veja os passos, documentos necessários e onde garantir sua certificação
Veja os passos, documentos necessários e onde garantir sua certificação
Nesta segunda-feira (23), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024.
Com as notas em mãos, os candidatos começam a se preocupar com a próxima etapa, que é a impressão do certificado do ensino fundamental ou médio. O documento é emitido por secretarias estaduais de educação e institutos federais de educação que aderem ao exame.
Vale destacar que o Encceja, organizado pelo Inep, avalia os conhecimentos dos participantes, mas a responsabilidade pela certificação cabe às instituições mencionadas. Assim, é necessário atender aos critérios estabelecidos por essas entidades para obter o certificado.
Leia mais: Encceja 2024: candidatos reagem com memes após divulgação dos resultados
+ Por que não consigo ver o resultado do Encceja 2024? Entenda!
Como imprimir o resultado do Encceja?
Os resultados individuais do Encceja, disponibilizados pelo Inep, são encaminhados às secretarias estaduais e institutos federais. Com base neles, as instituições certificadoras verificam se o participante atingiu a pontuação mínima exigida.
A partir disso, é possível emitir dois tipos de documentos: a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio e a Declaração Parcial de Proficiência. No caso do Encceja Exterior, o Instituto Federal de Brasília e o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, são responsáveis pelo processo.
Para imprimir o certificado, é preciso verificar os procedimentos definidos pela secretaria estadual de educação ou instituto federal responsável pela certificação. Esses órgãos têm autonomia para estabelecer resoluções complementares ao processo.
Geralmente, o participante deve apresentar documentos como RG, CPF e o boletim de resultados do Encceja. A solicitação pode ser feita presencialmente ou online, conforme as diretrizes da instituição.
Diferenças entre Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio e a Declaração Parcial de Proficiência
A diferença entre a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio e a Declaração Parcial de Proficiência está nos resultados alcançados no Encceja e na abrangência dos documentos:
- Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio: esse documento é emitido quando o participante atinge a pontuação mínima exigida em todas as áreas de conhecimento do exame. Ele comprova que o aluno concluiu todo o ciclo de ensino correspondente (Fundamental ou Médio) e é equivalente ao diploma de conclusão tradicional, permitindo ao participante prosseguir nos estudos ou ingressar no mercado de trabalho.
- Declaração Parcial de Proficiência: esse documento é fornecido quando o participante atinge a pontuação mínima apenas em algumas áreas de conhecimento do exame, mas não em todas. Ele comprova proficiência parcial e permite que o participante realize novos exames no futuro apenas nas áreas em que não obteve a nota mínima, sem precisar refazer as demais.
Ambos são emitidos pelas Secretarias Estaduais de Educação ou Institutos Federais que aderem ao Encceja.
Confira: Como ver a lista de aprovados no Encceja 2024?
+ Quando abrem as inscrições do Encceja 2025?
O que fazer depois do Encceja?
Após concluir o Encceja e obter o certificado, você pode dar o próximo passo nos estudos. Uma ótima opção é ingressar na faculdade com bolsas de até 80% de desconto.
A Quero Bolsa oferece diversas oportunidades para cursos presenciais, semipresenciais e a distância. Com o certificado em mãos, você está apto a se matricular e iniciar sua jornada no ensino superior, ampliando suas chances no mercado de trabalho.
São mais de 1.000 instituições de ensino parceiras: