Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Universidades

Como os alunos da Unitau são avaliados

por Danieli Monteiro em 19/10/17 810 visualizações

Cada universidade tem seu método de avaliação, e eu vou contar para vocês como funciona na Unitau.

Hoje os cursos são semestrais, ou seja, a cada semestre uma nova grade de disciplinas. Então todo semestre temos um ciclo de avaliação. Apesar das notas poderem chegar até 10, a nota mínima para aprovação é 6.

E como faz para chegar no 10?

São duas etapas: atividades parciais que valem até 4 e uma prova oficial que vale até 6. As atividades parciais variam de professor para professor, mas a regra é clara, eles precisam dar pelo menos duas atividades para completar esses 4 pontos. 

Essas atividades são trabalhos em grupo, outras individuais (conhecidas como provinhas), alguns pedem resumos, varia com a criatividade e com o humor de cada professor. 

Prova Oficial

A coordenação, um mês antes das provas começarem, passa um calendário com todas as datas e o professor passa a matéria que vai cair na prova, podendo ser ela objetiva ou dissertativa, raramente os professores fogem disso e obrigatoriamente ela deve ser individual (apesar de alguns professores quebrarem essa regra). 

E como faz se eu não conseguir fazer a prova oficial no dia determinado pela
coordenação?

Quando o representante  de sala pega o calendário de provas, ele tem uma semana para discutir com os colegas e negociar com os professores caso haja necessidade de trocar alguma data. Caso o aluno não queira ou consiga realizar no dia por questões pessoais ou de saúde, uma semana depois da prova oficial acontecem as provas alternativas, uma segunda chance de quem não fez poder fazer a oficial. Para fazer a prova alternativa é preciso pagar uma taxa para cada disciplina que se decida fazer como alternativa. Raramente os professores mantém a mesma prova que a aplicada na data oficial, muitas vezes eles dificultam ainda mais a prova alternativa. 

Cálculo da nota final

Se a soma da nota das atividades parciais com nota da prova oficial ou alternativa e se totalizar 6, ou mais, você passou. Caso não tenha conseguido atingir 6, existem dois cenários:

  • se o total não chegar a 4, reprova direto, pega a famosa e temida DP, ou
    seja, terá que realizar a disciplina novamente em outra turma;
  • se o total for de 4 a 5,9 não precisa entrar em desespero, ainda existe uma
    última chance. Existe o exame que acontece algumas semanas depois da prova alternativa. 

Como funciona o Exame?

O exame existe para salvar quem quase atingiu a média. Mas como saber a nota que preciso tirar no Exame? Simples, subtraia a nota que tem por 10, o resultado é o mínimo que você precisa tirar na prova de exame que tem o valor de 10.

Exemplo: nota 3 (avaliações parciais) + nota 1 (prova oficial) = 4 
10 (valor exame) - 4 (total de notas) = 6. Então o valor mínimo que precisa tirar na prova do exame é 6! 


É possível, no decorrer do semestre, consultar suas notas e faltas através do sistema que fica no Portal do Aluno no próprio site da Unitau, só precisa do login e senha para acessar! 

E aí, o que achou do método de avaliação da Unitau? :) 

Tags relacionadas:

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54