logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

Como são os fóruns da modalidade EaD na Unopar?

por Anathely Ribeiro em 26/07/19 230 visualizações

A Unopar sempre disponibilizou aos estudantes do Ensino a Distância (EaD) fóruns de discussão em seus cursos de Ensino Superior. Este recurso didático viabiliza que os alunos façam discussões acerca do tema estudado, sempre mediado através do tutor eletrônico, seja através de um pequeno texto base, um vídeo ou uma situação problema.

O fórum era um recurso ainda pouco usado, e, na perspectiva de melhorar a capacidade crítica na formação de seus alunos, a universidade decidiu que, a partir de 2019, os fóruns passariam a ser pontuados. No primeiro semestre deste ano já obtivemos a experiência.

De que forma os fóruns são divididos?

Cada disciplina conta com dois: o de ciclo 1 e o de ciclo 2. O ciclo 1 tem um prazo no sistema, que costuma variar de 30 a 40 dias para a inserção do comentário – feito pelo aluno. O ciclo 2 é aberto posteriormente e geralmente é dado um prazo que varia entre 40 e 50 dias, sempre corridos, para a realização do comentário.

No ciclo 1, costumo colocar duas respostas. Estas, não precisam ser grandes e enfadonhas, bastam ser concisas e responder ao que foi proposto inicialmente pelo tutor, que posteriormente avaliará nossa resposta e fará a pontuação no próprio sistema. Costumo responder entre três a cinco linhas, por resposta dada, e a tutora me conferiu nota máxima, ou seja, 50 pontos de engajamento no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Cada disciplina contém mil pontos de engajamento, que são conquistados de acordo com a participação no Ambiente e na frequência dos encontros presenciais (conforme ilustrado na imagem abaixo).


No ciclo 2 é hora da interação entre os alunos! Costumo fazer duas postagens também, na mesma configuração de quantidade de linhas do ciclo 1. Em ambos os fóruns é possível responder, complementar e tecer uma discussão com a resposta do colega. Neste fórum, nossas respostas ganham likes, onde a cada 10 curtidas o estudante ganha mais 50 pontos de engajamento. Posso ganhar 7 em uma resposta e 3 em outra (ou até mais joinhas) e já garanto a pontuação máxima. Não é difícil conseguir os 10, basta colocar a contribuição assim que o sistema abrir e pedir uma mãozinha para os colegas de turma!

Organizando direitinho, dá!

O estudo semipresencial exige organização do tempo. É necessário comprometimento e foco com o processo formativo em questão, pois o que está em jogo é o nosso futuro como profissionais. Aproveitar finais de semana, feriadão, horas vagas, e, para quem curte a madrugada, por que não aproveitar o seu silêncio? Ter uma rotina de estudos é a chave do sucesso!

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54