
Vale a pena fazer pós-graduação depois dos 40 anos? Entenda
Juliana Gottardi | 05/11/25A pós-graduação amplia o repertório técnico e ajuda a desenvolver competências estratégicas, como gestão, comunicação e pensamento analítico
Depois dos cinco anos da faculdade de Direito é necessário decidir para qual área seguir. E uma dessas possibilidades é trabalhar com questões corporativas, atuando em empresas e demais organizações.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Para ser um especialista de verdade nesse campo, é indicado um MBA (Master in Business Administration) voltado para questões jurídicas.
Durante a graduação, o aluno tem contato com questões que envolvem certas matérias empresariais, mas apenas fazendo essa pós-graduação lato sensu será possível aprofundar ainda mais o seu conhecimento.
Leia também:
+ Por que fazer uma pós-graduação em Direito?
+ 10 pós-graduações mais procuradas em Direito
Isso porque um MBAé mais indicado para profissionais que procuram por cargos de gestão ou executivo em uma empresa ou querem iniciar seu próprio negócio. Os cursos com foco em matérias do Direito estão sendo cada vez mais procurados por líderes empresariais que desejam ter uma compreensão mais ampla do setor.
As aulas de uma pós-graduação são mais voltadas às questões práticas. Em um MBA não é diferente. Durante o curso, os estudantes irão examinar questões sobre finanças corporativas, comportamento organizacional, gestão estratégica, impostos, direito constitucional e legislação, entre muitas outras disciplinas.
Na fase de conclusão, a maioria dos programas exigem que um projeto voltado para temas jurídicos seja entregue como trabalho de conclusão de curso.
É possível fazer uma pós-graduação em uma área diferente da sua formação, porém, no caso dos cursos de Direito, é importante frisar que fazer um MBA ou especialização jurídica não dá o direito ao profissional de advogar ou atuar na área.
Isso porque, para ser um advogado, é necessário ter superior completo em Direito e ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Se você pretende voltar a estudar este ano e pensa em fazer uma pós-graduação, saiba que é possível encontrar cursos com mensalidades mais em conta.
A Quero Bolsa, por exemplo, pode ajudar você com isso, porque ela é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.
São diversas opções de especializações, MBA, doutorado e mestrado – inclusive no Direito. Não deixe passar a oportunidade de se tornar uma profissional mais qualificado na área jurídica.
Veja as bolsas disponíveis para o curso que deseja abaixo:
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e verifique as ofertas disponíveis: