
6 formas de usar a nota do Enem para entrar na faculdade; veja!
camilla freitas | 16/01/26Saiba como usar a nota do Enem para entrar na faculdade pelo Sisu, Prouni, Fies e confira outras formas disponíveis.
Para concorrer a uma bolsa no Prouni 2026, o candidato precisa ter participado de uma das duas últimas edições do Enem (2024 e 2025).
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa de acesso ao ensino superior que concede bolsas parciais e integrais a estudantes com base no desempenho no Enem.
Em resumo:
Neste ano, ele promete levar milhares de alunos de escolas públicas e particulares para instituições de ensino superior privadas, no que pode ser a maior edição da história do programa.
A seleção começa no dia 26 de janeiro de 2026 e vai até o dia 29. A seguir, entenda quem poderá participar e como funciona o Prouni.

Para concorrer a uma bolsa no Prouni 2026, o candidato precisa ter participado de uma das duas últimas edições do Enem (2024 e 2025), ter obtido média de 450 pontos nas provas objetivas e não ter zerado a redação.
Além disso, o candidato deve se encaixar em pelo menos uma das condições abaixo:
Por adotar a missão de democratizar o acesso ao ensino superior, o Prouni atende, especialmente, alunos de baixa renda.
Dessa forma, para participar do processo de seleção, os candidatos devem atender critérios socioeconômicos específicos, que definem o tipo de bolsa que cada inscrito pode disputar.
O Prouni divide os benefícios em duas categorias:
Nesta edição, Inep reservou as seguintes datas para o Prouni:
Embora ambos sejam programas do governo federal, usem a nota do Enem como critério de seleção e tenham calendários próximos, eles possuem finalidades opostas.
A principal diferença está no tipo de instituição:
Todo o processo para se inscrever no Prouni será feito de forma online e gratuita, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A partir do dia 26 de janeiro, os candidatos devem:
A ordem da escolha no ato da inscrição é fundamental: a 1ª opção deve ser a sua prioridade absoluta.
Caso não seja aprovado em sua primeira escolha, ainda poderá ser selecionado para a segunda, caso alcance a média necessária.
Para conquistar a bolsa, não basta cumprir os requisitos de renda e ter a nota mínima de 450 pontos. É necessário superar a concorrência, apresentando uma média suficiente para a aprovação (nota de corte).
A nota de corte é a pontuação mínima para a conquista da vaga. Ela representa a pontuação do último candidato que está sendo aprovado naquele momento e funciona como uma “barreira de entrada”.
Para ter chance de ser pré-selecionado, sua média no Enem precisa ser igual ou superior a essa nota.
Como o sistema é atualizado diariamente, a sua posição parcial, exibida ao longo do período de inscrição, pode subir ou descer, dependendo do volume de novas inscrições para o curso.
Para descobrir se a sua nota do Enem é a suficiente para ingressar no curso dos seus sonhos com o Prouni, use o Simulador de Notas de Corte da Quero Bolsa.
Com a ferramenta, você pode descobrir quais são as suas chances de aprovação e ainda ter acesso às instituições e faculdades que se encaixam em sua pontuação.
Clique no botão abaixo e simule a sua nota:
Se você calculou sua média e percebeu que ela não é suficiente para entrar no curso do seu interesse, não precisa esperar até o ano que vem.
Existem formas de entrar na faculdade pagando pouco, com desconto garantido e o melhor: sem a nota Enem 2025.
Para isso, conte com a Quero Bolsa — a maior plataforma de educação do Brasil.
No site, você encontra bolsas de estudo com até 80% de desconto para milhares de instituições espalhadas pelo país.
Para garantir a sua, clique no botão abaixo, procure pelo curso de seu interesse e veja as ofertas em sua região:
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis: