Concorra a Bolsas de Estudo 100%
logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

Conheça as Trilhas Customizáveis do curso de Serviço Social da Cruzeiro do Sul Virtual


Você tem uma grande vontade de atuar na reparação de desigualdades socioeconômicas do país? As diferenças sociais entre as pessoas te indignam, e te inspiram a buscar soluções que ajudem todos a viverem com mais dignidade? O curso de Serviço Social pode ser para você!

Os profissionais de Serviço Social, chamados de assistentes sociais, são habilitados a planejar, coordenar e avaliar políticas públicas e projetos sociais variados, que visem à melhoria das condições de vida de populações em qualquer tipo de situação de vulnerabilidade social.

Conheça o curso de Serviço Social da Cruzeiro do Sul Virtual

Normalmente, esses profissionais são encontrados na esfera pública, elaborando, implementando e acompanhando políticas sociais, de saúde, assistência social, habitação e jurídicas. Outro campo de atuação é no setor privado, em ONGs. Em todos esses espaços, o assistente social deve estar preparado para apoiar e orientar a população no processo de busca de direitos, ouvir e identificar as demandas nas quais ele mesmo pode atuar, visitar famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade para elaborar relatórios, pareceres e laudos, além de assessorar órgãos e empresas.

Na Cruzeiro do Sul Virtual, o curso de Serviço Social é oferecido na modalidade bacharelado a distância, seguindo todas as normas previstas para o alto desempenho e competitividade no mercado dos profissionais formados. O curso é previsto para ser realizado em 8 semestres, ou 4 anos, nos quais o estudante terá uma formação ampla e uma imersão total em todas as habilidades requeridas para o exercício ético da profissão.

Entretanto, as vantagens de cursar Cruzeiro do Sul na área de Serviço Social não param por aí. Os alunos também contam com as Trilhas Customizáveis, grande diferencial do curso, que aliam desenvolvimento de competências, autonomia para montar a grade e uma grande turbinada no currículo!

Trata-se de um programa curricular composto por sequências de estudos separadas por tema, totalmente opcionais, que não substituem a carga horária obrigatória do curso, mas podem ser feitas conforme os interesses dos graduandos.

Achou legal? Continue lendo este artigo para entender como elas funcionam e quais são as opções para o curso de Serviço Social!

Como funcionam as Trilhas Customizáveis de Serviço Social?


Principalmente nas últimas décadas, o mercado de trabalho se tornou extremamente diverso e recheado de diferentes possibilidades. Além disso, os profissionais que se formam têm diferentes aptidões, interesses e habilidades, e isso vem sendo cada vez mais valorizados no ensino superior.

Com isso, as Trilhas Customizáveis da Cruzeiro do Sul Virtual têm como intuito não só respeitar ao máximo essas diferenças entre estudantes, oferecendo caminhos possíveis a serem seguidos, como também potencializar a formação de cada um, criando oportunidades que os ajudem a se tornar profissionais mais competitivos na sua área de interesse logo que se formam no curso.

As Trilhas oferecem aos estudantes a chance de desenvolver competências e habilidades que vão além da grade tradicional, e que podem ser o diferencial na conquista do emprego após a graduação. Todas são opcionais, oferecidas a partir de um valor extra acrescido na mensalidade, caso o estudante tenha interesse e disponibilidade financeira. Ele também pode escolher quantas fazer: pode fazer apenas uma, ou todas.

Em resumo, vamos ver quais são as três grandes vantagens das Trilhas Customizáveis da Cruzeiro do Sul:

  1. Autonomia para montar a grade: as grades curriculares padrão dos cursos são direcionadas a uma formação geral, e não atendem totalmente às especificidades de cada estudante. Com as Trilhas Customizáveis, os estudantes ganham autonomia para adaptar e complementar o próprio percurso universitário de acordo com seus interesses.

  2. De olho nas competências: no mercado de trabalho contemporâneo, cada vez mais não basta apenas ter conhecimento, é necessário saber o que fazer com ele, isto é, saber resolver problemas e aplicar a teoria na prática com proficiência - ainda mais em Serviço Social, um curso que prepara profissionais que lidam principalmente com pessoas em situação de vulnerabilidade social, com pouco acesso a seus direitos básicos. Assim, um dos destaques das Trilhas Customizáveis é a aprendizagem por competências, que valoriza o desenvolvimento de habilidades para a atuação social responsável.

  3. Currículo turbinado: embora as Trilhas sejam opcionais, o estudante que cursa uma ou mais delas tem toda a carga horária adicional incluída no currículo, o que valoriza ainda mais a formação.

Outra informação importante é que para obter a certificação das Trilhas é necessário conseguir média mínima de 6 pontos ao fim do curso.

Quais são as Trilhas Customizáveis que eu posso cursar em Serviço Social?


Em Serviço Social, o estudante tem três Trilhas Customizáveis disponíveis. Abaixo, explicamos melhor como funciona cada uma delas!

Comunicação, competência profissional e convivência saudável

Não há dúvidas de que os futuros assistentes sociais precisam de habilidades de comunicação bem consolidadas, uma vez que uma comunicação feita de maneira frágil pode atrapalhar seu trabalho no dia a dia. Assim, essa Trilha busca sanar esse potencial problema desenvolvendo habilidades de convivência e trabalho saudáveis, estimulando a aplicação de técnicas comunicativas orais e escritas, bem como as melhores maneiras de abordagem de pessoas, visando à transformação individual e social.

As disciplinas ofertadas são: Estratégias e técnicas de comunicação (carga horária de 40 horas), Princípios e metodologia: linguagem oral e escrita (carga horária de 40 horas), Gestão estratégica, empreendedorismo e plano de negócios (carga horária de 40 horas) e Gestão de pessoas (carga horária de 40 horas).

Trajetória para o desenvolvimento pessoal e profissional

A transformação social almejada pelos assistentes sociais não vem sem propósito: é necessário estimular o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas da maneira mais adequada e produtiva. Assim, essa Trilha busca desenvolver habilidades de gestão de relações éticas no campo profissional e pessoal. Além disso, propõe o reconhecimento de diferentes vivências e dos agentes que as transformam, como fatores econômicos, socioculturais, políticos etc., visando ao aumento da qualidade de vida.

As disciplinas ofertadas são: Saúde no trabalho e qualidade de vida (carga horária de 40 horas), Desenvolvimento pessoal e profissional (carga horária de 80 horas) e Ética e trabalho (carga horária de 80 horas).

O convívio familiar: um desafio com qualidade

Um dos grandes focos da atuação do assistente social é a família e a preservação de sua integridade. Com isso, essa Trilha propõe a compreensão a respeito da responsabilidade ético-política associada ao respeito às famílias, suas concepções e configurações, considerando princípios de igualdade, universalidade e respeito às identidades, tão caros à promoção dos direitos humanos. 

As disciplinas ofertadas são: A família e as diretrizes das políticas sociais (carga horária de 40 horas), Bem-estar e qualidade de vida (carga horária de 80 horas), Estratégia em saúde da família (carga horária de 30 horas) e Oficina temática: famílias (carga horária de 40 horas).

Cruzeiro do Sul Virtual aposta no EAD já há 20 anos

A Cruzeiro do Sul Virtual é a marca que oferta, por meio de sete Instituições certificadoras – Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), Universidade de Franca (Unifran), Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Centro Universitário Braz Cubas e Universidade Positivo –, cerca de 300 opções de cursos a distância, entre graduação, formação de professores, técnicos e cursos livres, em mais de mil polos espalhados pelo país e um no Japão. 

São 20 anos atuando no ensino a distância, sendo que hoje possui mais de 200 mil alunos nessa modalidade. 

A marca integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do país, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca - Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico.

E aí, quer estudar Serviço Social na Cruzeiro do Sul Virtual?

Inscreva-se no vestibular da Cruzeiro do Sul Virtual

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54