
Frases que toda mãe fala: quantas a sua mãe já falou?
João Marcondes | 09/05/25Reunimos 10 frases típicas de mãe que fazem parte do imaginário coletivo de tantas famílias brasileiras.
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida oficialmente em 2002. Desde então, ela passou a ser a segunda língua oficial no Brasil e a principal entre as pessoas com deficiência auditiva no país.
O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostra que a população brasileira de surdos é de 10 milhões de pessoas. Aprender Libras é importante e necessário para se comunicar e realizar a inclusão desse público.
Alguns portais de importantes instituições de ensino oferecem cursos de Libras online e gratuitos. Há também graduações e pós-graduações que formam profissionais para atuar com essa linguagem.
Veja abaixo a lista de cursos e as demais possibilidades para aprender Libras:
Uma das principais universidades do país, a USP possui aulas da disciplina de Libras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). O conteúdo, ministrado por professores da FFLCH, possui videoaulas, textos teóricos e atividades práticas.
O curso está disponível no site e-Disciplinas, da USP, e é aberto ao público, sem necessidade de cadastro.
O Sesi oferece um curso de Libras de 40 horas, com certificação de conclusão. Para realizar as aulas, é preciso se matricular gratuitamente no portal de ensino a distância (EaD) do Sesi.
A EVG possui um curso de Libras gratuito e com carga horária de 60 horas. Para realizar, é preciso acessar o site da EVG e se inscrever. O conteúdo programático traz guias práticos sobre a linguagem e teóricos sobre a surdez. Ao concluir, o aluno recebe certificação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
O portal Cursou possui cursos gratuitos em diversas áreas. No site, é possível encontrar algumas opções de aulas de Libras, uns sem certificação, outros com certificado de conclusão.
Canais no YouTube também disponibilizam aulas de Libras. Veja alguns que possuem esse conteúdo:
É possível, também, utilizar aplicativos para praticar a Libras pelo smartphone. Os programas podem ser encontrados na Google Play e na App Store:
Existem diferentes formações em Libras, geralmente como uma habilitação do curso de Letras. Alunos que fazem uma licenciatura em Libras estão aptos a dar aulas na Educação Básica utilizando a linguagem como língua principal. Também podem atuar em outras áreas da educação especial, como orientação e planejamento pedagógico.
Já os formados no bacharelado em Libras atuam como intérprete para promover a comunicação com os surdos. Existem também pós-graduações que especializam os profissionais na Língua Brasileira de Sinais.
É só clicar no botão acima e enviar a mensagem! 😉