Discutindo o Empoderamento Financeiro da Mulher na FMU
Teve machismo durante a discussão? Teve.
Em um trabalho de grupo na aula de Gestão Financeira e Orçamentária, trabalhamos o tema Empoderamento Financeiro da Mulher. A pesquisa que fizemos sobre o tema nos mostrou alguns dados interessantes que nos trouxe uma visão mais ampla desse crescimento no mercado de trabalho e como a faculdade ajudou a mulher a alcançar este empoderamento.
Você sabia que, no Brasil, somente em 1879 a mulher ganhou o direito de entrar na faculdade? Pois é, mas desde então a mulher vem caminhando aos poucos e conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, buscando conhecimento e experiência. O número de mulheres na faculdade buscando sua graduação, pós-graduação, especialização e MBA lideram as pesquisas e isso só nos dá a certeza de que a mulher pretende crescer cada vez mais e ocupar cargos importantes dentro das instituições.
Machismo na FMU? Ainda temos muito que evoluir.
Na minha sala, na hora da apresentação do trabalho sobre Empoderamento Financeiro da Mulher, alguns alunos argumentaram sobre o assunto e levantaram algumas questões como: “a mulher realmente está preparada para o mercado de trabalho?”. Outros disseram que a mulher é muito emocional e não é capaz de tomar certas decisões assertivas… Me surpreendi, confesso! Quando ouvi aquelas perguntas, pude perceber o quanto a sociedade ainda é machista e preconceituosa e o quanto precisamos provar ao mundo do quanto a mulher é capaz!
No campus onde estudo, mulheres são, visivelmente, maioria. Todas nós sabemos as dificuldades que enfrentamos para estar na faculdade, algumas deixam filhos, marido ciumento, responsabilidades de casa, problemas de lado pra lutar pra lutar por um futuro que só a faculdade pode nos proporcionar. É tudo muito mais complicado pra nós, mas a satisfação de ser uma mulher “multitarefa” é um tapa na cara de alguns que acham que o gênero define competência.
É preciso levantar a bandeira, não de que a mulher é melhor, mas sim da igualdade.
O professor de Gestão Financeira e Orçamentária, ao receber uma pergunta machista sobre a competência das mulheres, deu a seguinte resposta:
A Mulher vai dominar o mundo, por competência e também porque existem muitas pessoas que, como alguns de vocês, subestimam a capacidade da mulher. Quando vocês caírem na real, vão ver que perderam!
Orgulho de ser mulher ♥