
Quando abre o Sisu 2026? Veja cronograma e novidades
Juliana Gottardi | 23/12/25Uma novidade dessa edição é que o sistema aceitará notas do Enem de 2023, 2024 e 2025
Em resumo:
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado neste domingo (9), e o clima de concentração e expectativa toma conta dos participantes em todo o país.
Se você vai fazer a prova, separe seus documentos, reserve a caneta preta e saia de casa com antecedência para não perder o horário da aplicação.
Além disso, caso precise justificar a ausência no trabalho ou em outros compromissos em decorrência do exame, não esqueça da declaração de comparecimento, documento que comprova oficialmente a presença no Enem.
A seguir, entenda se ela é obrigatória e saiba como emitir corretamente.

Leia mais:
Não. A declaração de comparecimento não é obrigatória para participar do Enem 2025.
O documento serve apenas para comprovar presença no exame, caso o candidato precise justificar sua ausência em atividades profissionais, escolares ou acadêmicas.
Quem não precisa dessa comprovação pode realizar a prova normalmente, sem levar a declaração.
A declaração deve ser emitida na Página do Participante. Vale lembrar que o Inep não disponibiliza o documento nos locais de aplicação.
Para garantir a validade, siga o passo a passo:
Sem a assinatura, o documento não tem validade oficial.
A ausência da declaração não impede o candidato de fazer a prova e não gera penalidades.
Entretanto, quem precisa justificar o comparecimento e esquecer de levar o documento impresso não poderá solicitar uma nova via depois, já que o Inep não faz reemissões.
Logo após o fim das provas, a Quero Bolsa em parceria com o Curso Anglo, disponibilizará o gabarito extraoficial do Enem 2025.
Com o material em mãos, você pode estimar o número de acertos e ter uma noção preliminar do seu desempenho. Confira:
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.