Ensino SuperiorFaculdades e Universidades

Facem começa semestre com uma aula inaugural gratuita para alunos

Veja como foi o primeiro dia de aula dos alunos de Direito da Facem



Assim como no semestre passado, a Faculdade do Estado do Maranhão (Facem) convidou para a aula inaugural do semestre o presidente do Procon (MA) e da Unidade de Acesso a Direitos Civis e Sociais (Viva), Hildelis Silva Duarte Júnior.

Foto: Daniel Braz

Desta vez, ele veio até a faculdade que estudo para dos 28 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC)O professor Duarte começou sua palestra questionando a plateia sobre o assunto e distribuído gratuitamente para os presentes alguns exemplares do CDC.

O atual presidente do Procon também explanou sobre o início da Organização do Consumidor nos anos 70, até a implementação da Constituição de 1988, em que, por fim, tem a sua consolidação na criação do atual CDC em 1990.

Entretanto, o que parece ter chamado mais atenção da plateia, ao meu ver, foram as conquistas apresentadas por ele desde que assumiu a presidência do órgão em 2015, como, por exemplo, o aumento dos postos de atendimentos do Procon e Viva, que só na presente gestão aumentaram de cinco para 51.

Teste vocacional

Qual carreira combina com o seu perfil?

Responda as perguntas e descubra o curso certo e as bolsas ideais para você!

Bolsas interessantes para você

Mostrando 0 perto de
São Paulo, SP
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Um bom exemplo disso foi como o Procon organizou uma força-tarefa juntamente com Ministério Público e Defensoria Pública para combater o cartel de combustíveis no Maranhão, o que resultou no notável fato de que hoje esse é o estado com a gasolina mais barata do Brasil. Além disso, Hidelis ainda disse que conseguiu diminuir significativamente a adulteração de combustíveis em postos do interior e da capital intensificando a fiscalização e autuações.

Também explanou sobre como tem conseguido negociar autuações e multas com comerciantes e donos de supermercados, revertendo-as em forma de doação de produtos e serviços para populações carentes. Mencionou inclusive que os exemplares do CDC que foram distribuídos para a plateia era fruto de uma dessas negociações junto a uma rede de supermercados.

Foto: Daniel Braz

Ele também surpreendeu a plateia quando relatou como impediu a cobrança abusiva de uma taxa extra no curso de Medicina na própria faculdade em que trabalha. Explicou sobre o Projeto Jovem Cidadão, que atende crianças e adolescentes de comunidades carentes para oferecer orientações sobre direito do cidadão e do consumidor, além de oferecer uma sessão gratuita de cinema para os jovens no local em que fica situado uma das unidades do Viva.

Por fim, como de costume, o palestrante deu espaço para perguntas da plateia. A Facem representada na figura do coordenador do curso de Direito, Professor Luís Felipe, fez o sorteio de alguns livros didáticos. Mais uma vez parabéns a Facem pela ótima iniciativa.

Logo do Querobolsa

Gostando da matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Banner FOQA Últimas Notícias

Revista Vídeos

As profissões mais bem pagas em 2026

Postado em 31/03/2026

Como estudar pro ENEM 2026 do ZERO

Postado em 23/04/2026


Pronto para estudar pagando menos?

Bolsas de até 80% de desconto em milhares de faculdades por todo o Brasil.
Encontrar minha bolsa