
Conclave: 10 símbolos que você verá e o que eles significam
João Marcondes | 06/05/25Durante o conclave, uma série de símbolos e rituais marcam o processo e indicam ao público o andamento da eleição papal.
O IDH voltou ao destaque no Brasil após a divulgação do relatório mais recente do Pnud, em 6 de maio de 2024.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador criado em 1990 pelo economista paquistanês Mahbub ul Haq, com a colaboração do indiano Amartya Sen, e desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Imagem: Freepik
O objetivo era oferecer uma forma mais ampla de medir o desenvolvimento dos países, indo além dos critérios econômicos, como o Produto Interno Bruto (PIB).
O IDH voltou ao destaque no Brasil após a divulgação do relatório mais recente do Pnud, em 6 de maio de 2024.
Segundo os dados, o país subiu cinco posições no ranking global, passando do 89º para o 84º lugar entre 193 países e territórios, com um IDH de 0,760 em 2023.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
O IDH é calculado com base em três dimensões:
Cada uma dessas dimensões recebe um índice próprio (variando de 0 a 1) e, ao final, é calculada a média geométrica dos três para se chegar ao valor do IDH de um país.
O Pnud classifica os países em quatro faixas de desenvolvimento humano:
Com um IDH de 0,760, o Brasil está na faixa de alto desenvolvimento humano.
+ ‘Educa2030’: Movimento da ONU quer acelerar a educação no Brasil
Além do IDH, o Pnud utiliza indicadores complementares para oferecer uma visão mais ampla das desigualdades sociais e econômicas. Entre eles estão:
Esses índices fornecem informações complementares ao IDH, permitindo compreender com mais detalhes os desafios enfrentados por cada país.
+ Relações Internacionais: cursos para quem quer entender políticas públicas
De acordo com o relatório mais recente do Pnud, os dez países com os maiores IDHs em 2023 são:
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.