
Sexta-feira 13: 13 coisas que todo candidato do Enem deveria evitar até a prova
João Marcondes | 13/06/25Aproveitando o simbolismo da sexta-feira 13, listamos 13 atitudes que todo candidato deve evitar até a data da prova.
Nesta segunda-feira (18), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a vista individual da folha de redação dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.
A consulta do espelho da redação pode ser feita acessando a Página do Participante do Enem. O site exige o login com a conta gov.br. Em seguida, basta selecionar o menu “Resultado” e acessar a opção de “vista pedagógica”. Este processo permite ao estudante ver a análise das competências e fazer o download da foto do texto corrigido.
O Inep também disponibilizou o resultado do Enem dos treineiros, que são aqueles que fazem a prova sem ter terminado o ensino médio. Entre os 3,9 milhões de inscritos nesta edição da prova, mais de 637 mil eram treineiros, de acordo com o Inep.
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O espelho da redação do Enem permite que os candidatos acessem as suas redações corrigidas, com um feedback baseado nos critérios do exame. Esse recurso ajuda a entender a pontuação obtida em cada uma das cinco competências avaliadas, mostrando pontos fortes e áreas que necessitam de melhorias.
Com essa análise, os participantes têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades de escrita, seja para futuras edições do Enem ou em outros contextos. Além disso, o espelho promove transparência no processo de correção, permitindo que os candidatos vejam como sua redação foi corrigida.
As cinco competências avaliadas na redação do Enem envolvem a compreensão e o desenvolvimento da capacidade de argumentação escrita dos participantes. Cada competência é avaliada separadamente, em uma escala de 0 a 200 pontos, contribuindo para a nota final da redação. São elas:
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Isso significa usar corretamente a gramática e adequar o texto ao padrão culto da linguagem.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Ou seja, é necessário entender o tema proposto e ser capaz de construir uma argumentação relevante, mostrando conhecimento interdisciplinar.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Isso envolve a habilidade de construir uma argumentação coesa e coerente, apoiando-se em evidências e exemplos concretos para defender a sua tese.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Aqui, avalia-se a capacidade do candidato de usar conectivos, estruturas argumentativas e recursos coesivos que contribuam para a articulação do texto e o encadeamento das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Esta competência requer que o candidato não apenas apresente uma análise crítica do tema proposto, mas também proponha uma solução viável, criativa e respeitosa aos princípios dos direitos humanos.
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