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Vestibular e Enem

Inep divulga espelhos da redação do Enem 2023; confira!

por Juliana Gottardi em 20/03/24

Nesta segunda-feira (18), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a vista individual da folha de redação dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.

A consulta do espelho da redação pode ser feita acessando a Página do Participante do Enem. O site exige o login com a conta gov.br. Em seguida, basta selecionar o menu “Resultado” e acessar a opção de “vista pedagógica”. Este processo permite ao estudante ver a análise das competências e fazer o download da foto do texto corrigido.

O Inep também disponibilizou o resultado do Enem dos treineiros, que são aqueles que fazem a prova sem ter terminado o ensino médio. Entre os 3,9 milhões de inscritos nesta edição da prova, mais de 637 mil eram treineiros, de acordo com o Inep.


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O espelho da redação do Enem permite que os candidatos acessem as suas redações corrigidas, com um feedback baseado nos critérios do exame. Esse recurso ajuda a entender a pontuação obtida em cada uma das cinco competências avaliadas, mostrando pontos fortes e áreas que necessitam de melhorias. 

Com essa análise, os participantes têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades de escrita, seja para futuras edições do Enem ou em outros contextos. Além disso, o espelho promove transparência no processo de correção, permitindo que os candidatos vejam como sua redação foi corrigida. 

Critérios de correção da redação do Enem

As cinco competências avaliadas na redação do Enem envolvem a compreensão e o desenvolvimento da capacidade de argumentação escrita dos participantes. Cada competência é  avaliada separadamente,  em uma escala de 0 a 200 pontos, contribuindo para a nota final da redação. São elas:

Competência 1

Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Isso significa usar corretamente a gramática e adequar o texto ao padrão culto da linguagem.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Ou seja, é necessário entender o tema proposto e ser capaz de construir uma argumentação relevante, mostrando conhecimento interdisciplinar.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Isso envolve a habilidade de construir uma argumentação coesa e coerente, apoiando-se em evidências e exemplos concretos para defender a sua tese.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Aqui, avalia-se a capacidade do candidato de usar conectivos, estruturas argumentativas e recursos coesivos que contribuam para a articulação do texto e o encadeamento das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Esta competência requer que o candidato não apenas apresente uma análise crítica do tema proposto, mas também proponha uma solução viável, criativa e respeitosa aos princípios dos direitos humanos.

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