Inscrições para o exame Celpe-Bras 2020 estão abertas até dia 11 de setembro
Inep abre inscrições para que estrangeiros façam o Celpe-Bras 2020 e busquem certificado de proficiência na Língua Portuguesa
Nesta segunda-feira (31), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu as inscrições para o exame de obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2020.

As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de setembro, pelo Sistema Celpe-Bras. O exame é destinado para estrangeiros que buscam obter o certificado de proficiência em Língua Portuguesa, que é aceito em universidades e empresas do Brasil, além de poder ser utilizado em processos de revalidação de diplomas médicos e de naturalização.
Veja também: Inep garante aplicação do Encceja, Revalida e Celpe-Bras em 2020
Ao se inscrever pela internet, o candidato deverá selecionar um posto aplicador e seguir as orientações enviadas pelo posto sobre a taxa de inscrição, que deverá ser paga até o dia 14 de setembro.
O valor dessa taxa varia de acordo com cada posto, podendo chegar até no máximo R$ 230,00 no Brasil e até o valor equivalente a 115 dólares americanos em moeda local para postos no exterior. As vagas para cada posto são limitadas.
O exame será aplicado nos dias 8, 9, 10 e 11 de dezembro no Brasil e no exterior. Cada posto aplicador adotará os procedimentos de segurança necessários para a prevenção contra o novo coronavírus, com distanciamento social, álcool em gel e máscara.
O Celpe-Bras
O Celpe-Bras é procurado geralmente por estrangeiros que buscam entrar em cursos de graduação e em programas de pós-graduação no Brasil e precisam do certificado de proficiência na Língua Portuguesa para ingressar nas universidades.
A comprovação também é aceita em processos seletivos de diversas empresas e em processos de naturalização no Brasil.
Leia mais: 9 países que possuem a Língua Portuguesa como idioma oficial