Esse embate histórico atravessa gerações e já reuniu jogadores consagrados como Ronaldo, Zidane, Henry, Ronaldinho Gaúcho, Kaká e até Pelé em Copas do Mundo e torneios internacionais.
O que poucos sabem é que, além de craques que brilharam em campo, o clássico já foi palco para acadêmicos de carteirinha, que decidiram conciliar o futebol com a faculdade, especialmente no lado francês.
Para entrar no clima da partida, a Revista Quero traz, a seguir, uma verdadeira seleção de jogadores franceses que já fizeram faculdade. Confira!
Fotos: Franck Fife/AFP e Rafael Ribeiro/CBF
N’Golo Kanté
Antes de se tornar um dos volantes mais vitoriosos do mundo, Kanté conquistou um diploma técnico em Contabilidade aos 18 anos.
Além de acadêmico dedicado, o jogador foi peça central no histórico título inglês do Leicester City, brilhou no Chelsea e foi campeão do mundo com a França em 2018.
Arsène Wenger
Embora seja mundialmente consagrado como treinador, Wenger também foi jogador na juventude, atuando por clubes como Mutzig, Mulhouse e Strasbourg.
Durante esse período, ele dividia os treinos com os livros e graduou-se em Economia pela Universidade de Estrasburgo (Université de Strasbourg), chegando a concluir o mestrado na área.
Olivier Giroud
Maior artilheiro da história da Seleção Francesa e campeão mundial, Giroud teve uma base acadêmica forte.
Após o colégio, ele cursou dois anos de STAPS (Ciências e Técnicas de Atividades Físicas e Esportivas, o equivalente francês à Educação Física) na Universidade Joseph Fourier, em Grenoble.
Giroud fez história no Montpellier, Arsenal, Chelsea, Milan e atualmente joga na MLS.
Foto: David Ramos (Getty Images)
Jean-Alain Boumsong
Zagueiros costumam ser conhecidos apenas pela força física, mas Boumsong quebrava esse estereótipo com uma dose de inteligência analítica.
O ex-defensor francês possui diploma em Matemática pela Universidade de Le Havre (Université du Havre).
Boumsong construiu carreira em gigantes europeus como Auxerre, Rangers, Newcastle, Juventus e Lyon, além de ter defendido a Seleção Francesa em 27 ocasiões.
Paul Le Guen
Antes de se tornar um rosto inconfundível do futebol francês nas décadas de 90 e 2000, Le Guen ingressou na Universidade de Bretanha Ocidental (Université de Bretagne Occidentale) e completou seus estudos iniciais em Economia.
Como jogador, foi uma lenda do Paris Saint-Germain, onde atuou por sete anos e conquistou a Recopa Europeia.
Christophe Jallet
Com passagens marcantes pela Seleção Francesa e por gigantes do país, Jallet tem uma das formações mais curiosas do mundo da bola.
Enquanto dava seus primeiros passos no futebol de alto nível, ele chegou a iniciar um BTS (diploma técnico de ensino superior francês) em Enologia e Viticultura.
O jogador foi capitão do Paris Saint-Germain (PSG), brilhou no Lyon e disputou a Eurocopa de 2016 pela França.
Foto: Maxppp
Como entrar na faculdade com desconto?
E você? Está esperando o que para dar um start em sua vida acadêmica assim como esses grandes craques?
Com a Quero Bolsa, você começa a estudar pagando pouco, com bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino de todo o Brasil.
Os descontos estão disponíveis em vários tipos de curso:
Ah! E outra coisa boa também é que dá para escolher a melhor modalidade que se adequa à sua realidade, porque ela oferece tanto cursos presenciais quanto cursos EaD.
Clique no botão abaixo e escolha um curso para chamar de seu!
Dúvida sobre qual carreira seguir?
Faça nosso teste vocacional e descubra quais profissões mais combinam com o seu perfil!