Os 10 melhores jogos de tabuleiro para crianças
Confira quais são os 10 melhores jogos de tabuleiro para crianças aprenderem e se divertirem ao mesmo tempo.
Os jogos de tabuleiro para crianças são ótimas ferramentas para aproveitar uma noite de chuva em casa com os amigos ou família jogando e se divertindo. Esses jogos nada mais são do que aqueles que utilizam desenhos ou marcações feitas em uma superfície, como quadros de madeira ou papelão – e claro, muita diversão. Além de ótimos passatempos, eles são muito importantes para o desenvolvimento infantil.
Existem diversas vantagens dos jogos de tabuleiro, dentre elas estão o desenvolvimento da paciência, raciocínio lógico, estratégia, concentração, criatividade, além de uma interação social saudável para as crianças. Pensando nisso, que tal conferir 10 jogos de tabuleiro para crianças para jogar com toda família e amigos? Continue a leitura e divirta-se.
Os melhores jogos de tabuleiro para crianças
Banco Imobiliário
Esse é um dos jogos de tabuleiro para crianças mais clássicos que possuímos. Com mais de 30 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo inteiro, o Banco Imobiliário (ou Monopoly, como é conhecido mundialmente) é um dos jogos mais bem sucedidos da categoria.
Leia também:
+ Como conseguir uma bolsa de estudos em uma escola no Quero Bolsa
Despertar o poder de compra para prédios, instituições e ruas importantes do Brasil faz o jogo ficar ainda mais interessante. Apesar de tudo ali ser uma brincadeira, por meio desse jogo nós podemos ensinar às crianças um pouco de educação financeira, assim como também podemos nos divertir um pouco e reunir toda a família.
Hoje em dia já existem algumas versões desse jogo de tabuleiro, como Super Banco Imobiliário (com máquina de cartões), Banco Imobiliário Mundo (com propriedades de diferentes países) e o Banco Imobiliário Júnior, versão com uma mecânica simplificada para crianças a partir de 6 anos.
Imagem e Ação
Indicado para crianças que tenham mais de 10 anos, o jogo de tabuleiro Imagem e Ação consiste em um jogador pegar uma palavra ou expressão entre as cartas e dar dicas aos colegas sobre o que está escrito na carta, fazendo mímicas e sinais. A grande questão – e que traz ainda mais adrenalina para o jogo – é obedecer o tempo estabelecido pela ampulheta, tentando adivinhar a resposta antes que ela acabe.
Pizzaria Maluca
Esse jogo não é tão popular como os outros acima, mas é uma ótima opção. Aqui você é o pizzaiolo e precisa fazer o pedido da pizza dentro do menor período possível. No entanto, existem cartas que vão te ajudar a conseguir ou perder os ingredientes do prato solicitado.
Veja também: + As 10 melhores brincadeiras de criança
Cada fatia de pizza terá as informações de ingredientes e seus respectivos nomes e você precisa coletar todos eles para conseguir ganhar o jogo antes dos colegas. O jogo funciona como os clássicos: jogue os dados, tire um número e pule as casas para ver se isso é bom ou ruim.
Esse jogo de tabuleiro para crianças é indicado para aquelas com mais de 6 anos e pode ser muito divertido de se jogar com a família reunida.
Detetive
Esse é um dos melhores jogos, considerando o seu sucesso entre as gerações. O objetivo principal do jogo de tabuleiro Detetive é desvendar quem cometeu um crime de assassinato em meio a uma onde de personagens diferentes. E, o mais interessante, é que o assassino pode ser o personagem do próprio jogador!
Por isso, esse jogo de tabuleiro desperta a atenção e o interesse de crianças e adultos, além de desenvolver a estratégia para a resolução do mistério.
Veja também: + Aprender e brincar: 10 jogos de lógica para a criançada
Cara a Cara
Esse jogo de tabuleiro para criança é muito parecido com o Quem sou eu. O Cara a Cara é um jogo indicado para crianças com mais de 6 anos.
A dinâmica é fácil: se trata de um jogo de perguntas e respostas, em que você tira uma carta e recebe um personagem. O seu adversário fará a mesma ação e cada um vai interrogar o outro sobre as características da pessoa, enquanto tenta acertar quem ela é diante de tantas opções que ficam à mostra no tabuleiro.
Conforme você vai perguntando, vai abaixando as imagens das pessoas que não são a que possivelmente o seu adversário tem consigo. Quem descobrir o personagem do outro antes é o vencedor.
O que é o que é?
Perfeito para quem gosta de charadas, “O que é o que é” também é um dos melhores jogos de tabuleiro infantil. O jogador pega uma carta, ela lerá a charada da carta e os membros terão de encontrar a imagem correspondente à resposta. Quem achar primeiro conquista o direito de rolar o dado e andar pelas casas, até alcançar a casa de chegada.
Ele pode ser jogado por crianças menores de 7 anos, mas com supervisão do adulto, pois contém peças menores que podem ser ingeridas.
Concept Kids
O Concept Kids Animais é um jogo cooperativo, que precisa da ajuda do outro. A dinâmica é assim: primeiro, um jogador retira a carta de um animal do baralho, sem mostrar aos outros. Eles, então, precisam descobrir qual é o animal. Para isso, devem receber dicas com características atribuídas àqueles animais, como cor, tamanho e temperamento daquele animal.
Essa é uma ótima forma de praticar com as crianças mais novas as informações sobre os animais, além de ser bastante divertido. Esse jogo de tabuleiro trabalha a imaginação e conhecimento dos pequenos. Uma dica é transformar o jogo em algo ainda mais educativo, pesquisando sobre os animais presentes nas cartas.
Jogo da Memória com números
Divertido e educativo, este jogo une dois clássicos em apenas um: o jogo da memória com números. Para o jogo da memória, há 20 peças em madeira disponíveis e sem limite de participantes. Portanto, a diversão é garantida para todos.
Além disso, jogar jogos da memória possui outros benefícios para as crianças: desenvolver memória de curto prazo e memória visual, melhorar o reconhecimento visual, melhorar o foco, a concentração e a atenção aos detalhes, desenvolver habilidades cognitivas e aprender como resolver problemas e tomar decisões.
Esses jogos são indicados para crianças acima de 6 anos.
Quebra-cabeça
Assim como outros jogos pedagógicos, o quebra-cabeça tem a função de educar a criança por meio da brincadeira. Principalmente na infância, os brinquedos se apresentam como recursos didáticos alternativos, tornando as aulas mais divertidas e significativas, motivando os alunos na construção do conhecimento.
O quebra-cabeça promove o desenvolvimento integral da criança, estimulando diversas habilidades, como: capacidade de concentração e foco; noção espacial; desenvolvimento neurológico e psicomotor; raciocínio lógico;memória; resolução de problemas; persistência; fortalecimento de laços com amigos e familiar e promoção do relaxamento.
War
Atacar o território inimigo, defender o seu próprio, proteger fronteiras, dominar continentes e planejar bem cada ataque. Pode parecer a descrição de um jogo de guerra, e realmente é, mas não de videogame. É o War, um dos mais tradicionais do segmento.