MEC prorroga período para complementação da inscrição do Fies 2019
Falha no sistema teria sido a responsável pelo atraso nas negociações com os agentes financeiros
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou novamente o período para complementação da inscrição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até a próxima sexta-feira (05).
Inicialmente, os pré-selecionados teriam entre os dias 25 de fevereiro a 7 de maio para terminarem sua inscrição, porém, devido a alguns problemas no sistema, o prazo foi adiado para 11 de março. Entretanto, mesmo assim, muitos alunos ainda tiveram dificuldade em terminar o cadastro e foram prejudicados pelo sistema.
“Diante das dificuldades verificadas, o MEC esclarece que não haverá prejuízo ao estudante para a contratação do Fies. O prazo para validação da inscrição pela instituição de ensino foi ampliado para o dia 5 de abril”, afirmou o MEC em nota.
Em entrevista ao Jornal Nacional, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disse que foi encontrado uma falha no sistema do Fies, que impediu o envio de dados dos pré-selecionados para o agente financeiro.
Já em nota, o FNDE disse que esse problema pode fazer com que o MEC, ou até mesmo os bancos parceiros deste programa, prorrogue a data final para 30 de junho.
“Exclusivamente para a modalidade Fies, em caso de erros ou da existência de óbices operacionais por parte da IES, da CPSA, do agente financeiro ou dos gestores do Fies, que resultem na perda de prazo para validação da inscrição e contratação do financiamento pelo CANDIDATO pré-selecionado, a SESU/MEC ou o agente operador do Fies, a depender do momento em que o erro ou óbice operacional for identificado, poderão, até o dia 30 de junho de 2019, adotar as providências necessárias à prorrogação dos respectivos prazos, nos termos do art. 107 da Portaria MEC nº 209, de 2018, após o recebimento e avaliação das justificativas apresentadas pela parte interessada e, se for o caso, autorização da SESu/MEC sobre a existência de vagas”, informou o FNDE.