logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

Saiba como funciona a moradia para universitários em Ouro Preto

por Leidelaine Perucci em 19/06/19 330 visualizações

Após a aprovação no vestibular chega o momento de dar início à vida de universitário, o que muitas vezes pode acontecer longe da sua cidade de origem.

Pensando nisso, a Revista Quero fez esse post para que você possa conhecer um pouco sobre as moradias para universitários em Ouro Preto.

Moradores da República Matutos (Foto: Reprodução/ Facebook República Matutos)

A Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – campus Ouro Preto, são exemplos de instituições que recebem alunos de várias cidades e estados brasileiros.

As opções de moradias variam de acordo com o perfil do estudante. Algumas pessoas optam por alugar uma casa ou apartamento, morar em repúblicas estudantis ou em moradias de caráter socioeconômico.

Moradia socioeconômica

As vagas para a moradia socioeconômica são ofertadas por meio de editais para alunos da Ufop e são diferentes das ações afirmativas de renda, também conhecidas como cotas.

Os estudantes cotistas não possuem esse benefício ao ingressar em um dos cursos superiores, pois são processos diferentes.

Repúblicas estudantis

As repúblicas estudantis são uma tradição do estudante universitário em Ouro Preto, devido à história que cada uma delas carrega.

Existem dois tipos de repúblicas: as federais e as particulares. Além disso, elas também se dividem entre femininas, masculinas e mistas.

Repúblicas federais

As repúblicas federais são exclusivas para alunos da Ufop, pois as casas são mantidas pela universidade.

Não existem critérios socioeconômicos e os moradores são isentos do pagamento de aluguel, mas os valores da caixinha para o pagamento de despesas básicas podem variar. 

Repúblicas particulares

No caso das repúblicas particulares algumas mantém a exclusividade para alunos da Ufop e outras também recebem alunos do IFMG.

No que diz respeito à localização, existem repúblicas por toda a cidade de Ouro Preto. Muitas estão nas proximidades do campus universitário e várias outras estão espalhadas em outros bairros da cidade.

As vagas disponíveis são divulgadas constantemente nos grupos da Ufop e da cidade de Ouro Preto. Se você foi aprovado em uma das chamadas é provável que você receba uma mensagem de alguma república oferecendo vaga.

Você pode conhecer um pouco mais da história e da tradição da vida republicana em Ouro Preto e Mariana no livro Repúblicas Estudantis de Ouro Preto e Mariana: Percursos e Perspectivas (Edição Especial), escrito por Otavio Luiz Machado.

República Matutos

Uma das Repúblicas localizadas nas proximidades do campus universitário é a República Matutos.

Trata-se de uma república estudantil particular masculina localizada na Bauxita, fundada no ano de 2000 e que recebe alunos de todos os cursos de graduação da Ufop. 

"O aprendizado que se ganha ao morar em uma república é imenso. Aqui aprendemos a respeitar todas as diferenças, a como cuidar de uma casa, resolver problemas cotidianos, além de amizades construídas. A vida republicana consome um bom tempo de nossos dias mas tudo é uma questão de equilíbrio, já que a faculdade é a prioridade e o motivo de estarmos em Ouro Preto", conta o aluno do curso de Engenharia Geológica da Ufop e morador da República Matutos, Mateus Gomes.

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54