Saiba como funciona a moradia para universitários em Ouro Preto
A Guia da Faculdade, Leidelaine Perucci, contou os detalhes sobre quais são as opções de moradia em Ouro Preto e contou detalhes sobre como funcionam as repúblicas. Confira!
Após a aprovação no vestibular chega o momento de dar início à vida de universitário, o que muitas vezes pode acontecer longe da sua cidade de origem.
Pensando nisso, a Revista Quero fez esse post para que você possa conhecer um pouco sobre as moradias para universitários em Ouro Preto.
A Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – campus Ouro Preto, são exemplos de instituições que recebem alunos de várias cidades e estados brasileiros.
As opções de moradias variam de acordo com o perfil do estudante. Algumas pessoas optam por alugar uma casa ou apartamento, morar em repúblicas estudantis ou em moradias de caráter socioeconômico.
Moradia socioeconômica
As vagas para a moradia socioeconômica são ofertadas por meio de editais para alunos da Ufop e são diferentes das ações afirmativas de renda, também conhecidas como cotas.
Os estudantes cotistas não possuem esse benefício ao ingressar em um dos cursos superiores, pois são processos diferentes.
Repúblicas estudantis
As repúblicas estudantis são uma tradição do estudante universitário em Ouro Preto, devido à história que cada uma delas carrega.
Existem dois tipos de repúblicas: as federais e as particulares. Além disso, elas também se dividem entre femininas, masculinas e mistas.
Repúblicas federais
As repúblicas federais são exclusivas para alunos da Ufop, pois as casas são mantidas pela universidade.
Não existem critérios socioeconômicos e os moradores são isentos do pagamento de aluguel, mas os valores da caixinha para o pagamento de despesas básicas podem variar.
Repúblicas particulares
No caso das repúblicas particulares algumas mantém a exclusividade para alunos da Ufop e outras também recebem alunos do IFMG.
No que diz respeito à localização, existem repúblicas por toda a cidade de Ouro Preto. Muitas estão nas proximidades do campus universitário e várias outras estão espalhadas em outros bairros da cidade.
As vagas disponíveis são divulgadas constantemente nos grupos da Ufop e da cidade de Ouro Preto. Se você foi aprovado em uma das chamadas é provável que você receba uma mensagem de alguma república oferecendo vaga.
Você pode conhecer um pouco mais da história e da tradição da vida republicana em Ouro Preto e Mariana no livro Repúblicas Estudantis de Ouro Preto e Mariana: Percursos e Perspectivas (Edição Especial), escrito por Otavio Luiz Machado.
República Matutos
Uma das Repúblicas localizadas nas proximidades do campus universitário é a República Matutos.
Trata-se de uma república estudantil particular masculina localizada na Bauxita, fundada no ano de 2000 e que recebe alunos de todos os cursos de graduação da Ufop.
“O aprendizado que se ganha ao morar em uma república é imenso. Aqui aprendemos a respeitar todas as diferenças, a como cuidar de uma casa, resolver problemas cotidianos, além de amizades construídas. A vida republicana consome um bom tempo de nossos dias mas tudo é uma questão de equilíbrio, já que a faculdade é a prioridade e o motivo de estarmos em Ouro Preto”, conta o aluno do curso de Engenharia Geológica da Ufop e morador da República Matutos, Mateus Gomes.
- Facebook República Matutos: https://www.facebook.com/repmatutos
- Instagram República Matutos: https://www.instagram.com/republicamatutos
- Grupo vagas em casas e repúblicas Ouro Preto MG: https://www.facebook.com/groups/374298195962844
- Informações sobre moradia estudantil UFOP: https://ufop.br/moradia-estudantil