Enquanto você aguarda o resultado do Sisu 2026, deve acompanhar a evolução da nota de corte, reavaliar sua estratégia, organizar seus documentos, pesquisar sobre políticas de auxílio estudantil, criar um “plano b” e preparar-se para a lista de espera.
Com as inscrições para o Sisu 2026 oficialmente abertas, é hora de se planejar e traçar a sua estratégia para a aprovação.
Mas enquanto o resultado não chega, que tal antecipar algumas etapas e garantir que nada fique entre você e matrícula no curso dos seus sonhos?
Para otimizar o seu tempo e evitar dor de cabeça, listamos as prioridades que exigem sua atenção antes do resultado do Sisu. Confira.
Acompanhe a evolução da nota de corte
Esta é a tarefa primordial. Durante os dias de inscrição (de 26 a 29 de janeiro), o sistema processa as notas de todos os inscritos e divulga as parciais.
Conforme novos candidatos com pontuações mais altas ingressam no sistema, a nota de corte tende a subir.
Caso sua classificação fique fora do limite de vagas, é recomendável avaliar a troca de curso ou instituição para assegurar sua competitividade.
Reavalie a estratégia das opções de curso
O Sisu permite que o candidato escolha até duas opções de curso, e a ordem de preferência é determinante.
Se você for aprovado na 1ª opção, a 2ª é automaticamente descartada. Se for aprovado apenas na 2ª, você perde o direito de disputar a Lista de Espera da 1ª opção.
Utilize esse tempo para refletir: a sua segunda opção é um curso que você realmente deseja cursar?
Muitos estudantes perdem a chance de aguardar uma vaga remanescente no curso dos sonhos (1ª opção) porque garantiram uma vaga em uma graduação “menos desejada” na segunda opção.
Organize a documentação
O prazo para matrícula nas universidades públicas costuma ser apertado. Deixar para buscar documentos na última hora é um risco desnecessário.
Por isso, antes da divulgação dos resultados, tenha em mãos:
Documentos deidentificação: RG, CPF e Título de Eleitor.
Certificado de conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio.
Documentos específicos para a comprovação de cota, como comprovantes de renda ou laudos médicos.
Pesquise sobre políticas de permanência estudantil
Se a sua aprovação implica mudança de cidade ou estado, a viabilidade financeira deve ser analisada agora.
Enquanto aguarda o resultado, verifique no site da instituição as políticas de assistência estudantil disponíveis.
Muitas universidades federais oferecem subsídios como moradia universitária, auxílio-alimentação e bolsas de permanência para estudantes em vulnerabilidade socioeconômica.
Tenha um plano alternativo
Embora o foco seja a universidade pública, é prudente não depender exclusivamente de uma única via de acesso.
Se as chances para a aprovação no Sisu estão apertadas, você pode se preparar para outros programas de acesso ao ensino superior, como o Prouni 2026 ou o Fies.
Prepare-se para a Lista de Espera
Se a nota de corte apresentada não for a suficiente para a sua aprovação, prepara-se para manifestar interesse na lista de espera entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro.
Diferente da chamada regular, as convocações da lista de espera são feitas diretamente nos sites das universidades, e não no portal do Sisu.
Simulador de notas de corte
Para descobrir se a sua nota do Enem é a suficiente para ingressar no curso dos seus sonhos, use o Simulador de Notas de Corte da Quero Bolsa.
Com a ferramenta, você pode descobrir quais são as suas chances de aprovação e ainda ter acesso às instituições e faculdades que se encaixam em sua pontuação.