logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

O que fazer quando o estágio está prejudicando a faculdade?

por Maria Fernanda Alves em 15/08/19 160 visualizações

Você conquistou o tão sonhado estágio na área da sua graduação mas as coisas começaram a ficar complicadas na faculdade depois que iniciou o estágio. Uma falta atrás da outra, notas baixas, trabalhos sendo entregues com atraso e por aí vai. Mas esse não é um bom cenário, afinal, o estágio não pode comprometer a formação do estudante.


Sei que parece não ter solução e que a melhor ideia que passa pela sua cabeça é abandonar o estágio. É claro que em algumas situações a melhor saída é realmente solicitar o desligamento, mas na maior parte dos casos é possível retomar o bom rendimento na faculdade sem abandonar o estágio.

Ingressar no mercado de trabalho e manter o mesmo ritmo na faculdade não é tarefa fácil, principalmente para os "marinheiros de primeira viagem". Muitos universitários têm o estágio como sua experiência profissional, ou seja, é a primeira vez que estão diante da obrigação de estar diariamente em um ambiente executando tarefas, reportando para um supervisor, cumprindo horário e regras. Estão diante de um mundo novo e o período de adaptação pode ser um pouco conturbado.

Se você está enfrentado dificuldades para manter um bom rendimento na faculdade por conta do estágio, o primeiro passo é identificar o que realmente afeta o seu rendimento, se é porque a sua cabeça não "desliga do estágio" durante as aulas, se está com poucas horas disponíveis para estudar, se está com privação de sono, se a sua alimentação mudou muito, etc. 

Identificando a causa central do problema pode tornar a busca por uma solução muito mais fácil.

Para ajudar com isso, é interessante buscar o seu orientador na faculdade e pedir aconselhamento. Caso você tenha abertura, converse também com o seu supervisor de estágio sobre a questão. São pessoas mais experientes e que, provavelmente, já passaram pela mesma situação e poderão te orientar.

estágio prejudicando faculdade

Fiz uma lista com algumas dicas que podem te ajudar a amenizar o impacto do estágio no seu rendimento na faculdade. Veja abaixo:

Organização

Agora você tem bem menos tempo no seu dia que antes então é preciso organizar muito bem a sua rotina.

Uma dica é usar uma planilha ou até mesmo uma folha de caderno para escrever quais são os horários reservados para cada compromisso do seu dia. Aulas, estágio, cursos de idiomas, academia, tempo gasto no deslocamento, enfim, tudo que compõe o seu dia.

Depois de visualizar como as atividades estão distribuídas ao longo do seu dia, tente encontrar um período que possa reservar para os estudos, e não, não dá para ser no horário de aula, rs.

Que seja meia hora por dia todos os dias, duas horas seguidas três vezes por semana, um período longo aos finais de semana reservado para leituras e execução de trabalhos, o que for possível. Todo e qualquer tempo dedicado aos estudos é faz diferença, o importante é não se afastar da teoria só porque já está lidando com a prática.

Importante: Às vezes é preciso ser flexível e fazer algumas mudanças por conta de imprevistos, mas lide com o "depois faço" com muita responsabilidade.

Observar o que sequestra seu tempo

Os universitários e estagiários não estão imunes ao terrível mal da procrastinação, e esse mal traz muitos prejuízos.

Independente de ter uma agenda, um planner super estilizado, uma rotina estruturada, é importante entender como você gasta o seu tempo, se está seguindo o planejado e se as horas estão "sumindo" e você não vê.

Um dos principais sequestradores de tempo é a internet. Para você ter uma ideia, o brasileiro passa, em média, 9 horas e 48 minutos na internet segundo uma pesquisa de 2018 realizada pela Hootsuite e We Are Social. 

Para identificar se está gastando muitas horas no seu dia no celular, baixe aplicativos que monitoram seu acesso e geram relatórios. 

Conheça os seus direitos de estagiário

Estágio é diferente de trabalho. A começar pela forma de contratação, que é um Termo de Compromisso firmado entre Empresa, Instituição de Ensino e estudante, não é CLT.

Para conhecer quais são os direitos e deveres do estagiário, acesse a Lei do Estágio. Mas já vou citar dois direitos super importantes que se tiverem sendo descumpridos podem comprometer o rendimento do estagiário na faculdade. São eles:

Limite de carga horária
A carga horária do estagiário não pode ultrapassar 30 horas semanais, exceto em casos nos quais a grade do aluno na faculdade é organizada para que passe o último ano apenas estagiando.

Trabalhar meio período em época de provas
Em período de provas finais é garantido ao estagiário o direito de realizar apenas meia jornada no estágio. 

A Lei nº 11.788/2008 foi pensada justamente para possibilitar que o profissional em formação pudesse ter uma experiência prática no mercado de trabalho sem que isso comprometesse seus estudos.

Identifique qual é o seu limite

Se você já fez de tudo que poderia para não deixar o estágio atrapalhar o seu rendimento na faculdade e mesmo assim não adiantou, está na hora de avaliar se vale a pena permanecer nesse estágio.

Lembre-se que, neste momento, o principal foco deve ser a sua graduação, portanto, não priorize o estágio. Você pode ter outras oportunidades em outras empresas, desempenhando outras atividades, com menos tempo de deslocamento, enfim, o cenário pode mudar e as coisas melhorarem.

Boa sorte!

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54