Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Profissões

Orientação Profissional: não sei qual trabalho procurar. E agora?

por Maria Fernanda Alves em 20/11/20

O leitor Kleyton* de Jundiaí enviou uma pergunta para o nosso Formulário de Apoio à Escolha Profissional e a Orientadora Profissional Maria Fernanda Alves responderá neste artigo.

“Eu estou me formando no Ensino Médio e ainda não vou fazer faculdade. Antes quero conseguir um emprego mas não sei qual trabalho procurar. O que faço?”


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Olá, Kleyton!

Não conseguimos te ajudar de forma precisa pois sabemos pouco sobre você, mas é recomendável que invista um tempo pensando nos seus planos para o futuro e entender se é possível buscar vagas em alguma área que te aproxime do que você espera alcançar a curto e médio prazo (seja uma faculdade, viajar a trabalho, conhecer áreas diversas, etc). 

Dessa forma, além do salário ao final do mês, você terá a sensação de que está trabalhando em algo que agrega e contribui de forma significativa na sua trajetória profissional.

Saiba mais: Veja 4 modelos de currículos gratuitos para baixar e preencher

Também é importante entender suas preferências, interesses e habilidades e buscar informações sobre áreas em que pode usá-las. Uma outra dica valiosa é pensar sobre o ambiente de trabalho eu gostaria de ter, se é escritório, ao ar livre, hospital... tente imaginar sua rotina nesses ambientes e, de preferência, converse com pessoas que trabalham em lugares distintos e pergunte o que elas têm a dizer sobre.


Não podemos deixar de citar também a importância de pesquisar quais são as áreas de trabalho que são fortes sua sua cidade, ou seja, as que mais geram empregos. Você pode pesquisar em Guias de Emprego, no Google ou perguntar para sua família e amigos que já estejam trabalhando.

  • Dica de extra: se você tiver menos de 24 anos poderá trabalhar na modalidade Jovem Aprendiz, que é uma excelente oportunidade de primeiro emprego. O Programa, além de ser uma modalidade de trabalho que garante registro na CLT, oferece uma formação técnico-profissional que é oferecida por instituições de ensino conveniadas.

Boa jornada!

Veja também: Como conseguir um emprego este ano?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54