O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltará a ser utilizado como instrumento de certificação para o ensino médio. Essa é a informação divulgada pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, em suas redes sociais nesta quinta-feira (22).
Com a medida, estudantes que perderam a inscrição para o Encceja deste ano têm uma nova oportunidade de obter o certificado de conclusão do ensino médio. Entenda.
Como conseguir o diploma do ensino médio sem o Encceja?
Se você perdeu as inscrições para o Encceja 2025, não se preocupe. Ainda é possível obter o diploma do ensino médio por meio do Enem.
Com a retomada da certificação pelo exame, quem não concluiu os estudos tem uma nova oportunidade para conquistar o diploma.
A prova será aplicada nos dias 9 e 16 de novembro, e a certificação será concedida com base no desempenho do aluno
A certificação do Enem vai substituir o Encceja?
Embora certifique alunos com o diploma do ensino médio, o Enem não substitui o Encceja, que será aplicado no dia 3 de agosto.
O Encceja segue como o exame oficial voltado para a certificação de jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada.
Já o Enem, além de ser usado para ingresso no ensino superior, volta a oferecer a possibilidade de certificação, ampliando as alternativas para quem busca regularizar sua situação educacional.
Quais são as novidades do Enem 2025?
Além de servir como instrumento para certificação, o Enem 2025 contará com novidades, como a pré-inscrição de alunos do terceiro ano do ensino médio.
Na prática, os estudantes desse grupo devem apenas confirmar a participação no exame, acessando a página do participante e selecionando o idioma pretendido para as primeiras questões da prova de linguagens (inglês ou espanhol).
Como se preparar para o Enem 2025?
Se você vai encarar o Enem 2025, precisa conhecer o Preparadão Enem: a comunidade gratuita da Quero que te acompanha do zero até a aprovação.
No Preparadão, você recebe aulas, materiais, organização de rotina, apoio emocional e ainda participa de encontros ao vivo com tutores e professores.
Tudo isso direto no WhatsApp, de forma leve, sem cobrança.
Junte-se agora à comunidade clicando no botão abaixo: