Por que escolhi a Universo para fazer minha graduação?
Saiba os motivos que levaram a Guia da Faculdade Cinthia Gouveia a fazer a sua graduação na Universo.
Hoje, vou contar um pouco de como escolhi a Universidade Salgado de Oliveira (Universo) para fazer o meu curso de Bacharel em Administração.
Estudei no campus da cidade de São Gonçalo (RJ), que fica no bairro Trindade, onde moro desde que nasci. Eu conhecia a instituição desde pequena. Minha casa fica em frente à faculdade. Sonhava em estudar no Dom Helder Câmara, colégio pertencente ao grupo da universidade. Ambos ficam no mesmo local, mas a escola só funciona na parte da manhã e a faculdade, no período da tarde e da noite.
Fui chamada para trabalhar na Universo logo que me formei no Ensino Médio, em 2008. Isso foi inesperado para mim. Com essa experiência de trabalhar na universidade, acho que todo aquele desejo de estudar na instituição voltou. Além disso, estudar em um lugar bem próximo da minha casa também foi um ponto muito importante, pois não havia gastos com deslocamento. Outro ponto positivo seria que eu chegaria bem rápido em casa após o término das aulas.
Somente em 2012 eu realmente ingressei na faculdade. A instituição tinha um programa chamado “Projeto Talento”, em que você fazia uma redação ou uma prova e, de acordo com o seu resultado, a universidade oferecia um percentual de desconto. Optei por fazer a redação e consegui 50% de desconto! Considerando esse cenário, valeria muito a pena estudar lá já que nenhuma outra universidade tinha me dado uma bolsa tão grande assim.
O que eu achei da faculdade após me formar?
Depois de anos estudando na Universo, a minha avaliação sobre a instituição é de que ela é de nível mediano. Ela possui alguns ótimos professores, porém deixa muito a desejar na sua estrutura. Alguns prédios eram antigos e precisavam de manutenção na época em que estudei lá. O laboratório de informática vivia cheio e tinha uma fila imensa para usar os computadores. Outro aspecto complicado foi que nunca tive uma aula em laboratório. A burocracia também era imensa se quiséssemos usar o projetor. Um dos maiores desconfortos que senti foi o fato de não termos ar-condicionado nas salas de aula.
No geral, acredito que tenha sido uma ótima oportunidade pelos custos e benefícios que o curso apresenta. Entretanto, acredito que uma parte que a universidade precisa começar a investir é a estrutural, para melhorar a experiência dos alunos.