logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

Por que o Fotodocumentarismo é importante?

por Ricardo Rezende em 17/12/18 170 visualizações

No século XIX, com a necessidade da Fotografia impressa na mídia, nasceu uma nova profissão: o repórter fotográfico, ou fotojornalista.

Ao fotojornalista, cabe reportar os fatos, fotografar de forma objetiva e clara. É necessário ser imparcial. Partindo de um outro ponto de vista, existe o fotodocumentarismo que tem a ver com a construção social da realidade.


O nascimento do fotodocumentarismo, além da questão testemunhal, está vinculado ao aspecto social, como pobreza, desemprego, fome, trabalho infantil, drogas, etc. Tem como pressuposto a transformação social por meio da fotografia.

Alunos do curso de Fotografia da Universidade de Franca (Unifran) se deparam com esse assunto que movimenta o mundo desde que a Guerra da Crimeia, em meados do século XIX, foi noticiada pela mídia.

Existe uma diferença entre fotojornalismo e fotodocumentarismo. O fotojornalismo preocupa-se com indícios de um tempo, existe uma rapidez entre a produção de uma fotografia e a sua publicação. Já o fotodocumentarismo não possui uma marca de tempo específica.

O conteúdo do fotodocumentarismo tem a intenção de fazer a denúncia social de problemas. O profissional dessa área, quando tira uma foto ou realiza uma série fotográfica, tem a intenção de fazer nascer o desejo de promover mudanças sociais.

O dia a dia das guerras possibilitaram um grande legado para a fotografia documental. Cito como exemplo a Guerra do Vietnã. As fotos mostravam um ambiente terrível. A ideia era de que as fotos chocassem a opinião pública para que essa se colocasse contrária à guerra. Isso aconteceu também em todas as guerras que se seguiram.

No curso, essa aula mostrou qual a diferença entre essas profissões e também as possibilidades de novas carreiras para os graduandos em Fotografia.

Foto: Divulgação

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54