
É preciso fazer o vestibular da instituição para concorrer às bolsas do Prouni?
Isabella Baliana | 26/01/26Veja se é obrigatório prestar vestibular para disputar bolsas do Prouni 2026, quais são as regras e os critérios exigidos pelo MEC.
Veja se é obrigatório prestar vestibular para disputar bolsas do Prouni 2026, quais são as regras e os critérios exigidos pelo MEC.
Em resumo:
Entenda mais abaixo!
Com o início das inscrições do primeiro semestre do Prouni 2026 nesta segunda-feira (26), muitos estudantes ficam em dúvida sobre como participar do programa e quais os requisitos para conseguir uma bolsa na faculdade pelo Prouni.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Inclusive, uma pergunta frequente é se é necessário prestar o vestibular da própria faculdade antes para participar do processo seletivo e concorrer às bolsas do programa.
A seguir, entenda quais são os critérios exigidos e quem pode participar da edição de 2026 do Prouni.

Veja: Quem pode se inscrever no Prouni 2026.1?
+ Prouni 2026 abre inscrições para mais de 590 mil bolsas de estudo em instituições privadas
Não, o candidato não precisa fazer o vestibular próprio da instituição para concorrer às bolsas do Prouni, porque o processo seletivo do programa utiliza exclusivamente as notas do Enem.
Ou seja, a classificação dos estudantes é feita com base no desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio, respeitando as notas mínimas exigidas e os critérios de renda e escolaridade definidos pelo Ministério da Educação (MEC). Assim, não é necessário estar matriculado ou aprovado previamente em qualquer faculdade para realizar a inscrição no programa.
Vale destacar que, segundo o MEC, após a pré-seleção do Prouni, algumas instituições podem aplicar um processo seletivo próprio apenas para fins de confirmação, como entrevistas ou análise documental.
Esse procedimento, quando existe, não pode ter cobrança de taxa e deve ser informado previamente ao candidato no momento da inscrição.
Para concorrer a uma bolsa do Prouni 2026, é necessário atender a alguns critérios definidos pelo MEC, que envolvem desempenho no Enem, renda familiar e histórico escolar.
Entre os principais requisitos estão:
Além disso, candidato precisa atender a pelo menos um dos pontos abaixo:
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, dentro do período estabelecido em edital pelo MEC. Na edição de 2026.2, é possível se inscrever até o dia 29 de janeiro.
Vale lembrar que candidatos que participaram do Enem na condição de treineiro não podem concorrer às bolsas.
Saiba mais: Quais faculdades participam do Prouni 2026.1?
+ Quanto é o salário mínimo que deve ser considerado no Prouni 2026.1?
O Prouni é voltado a estudantes de baixa renda que desejam ingressar no ensino superior em instituições privadas. O programa oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%), de acordo com a renda familiar mensal por pessoa.
Podem concorrer:
Além disso, o programa reserva vagas para ações afirmativas, como candidatos com deficiência e estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, conforme a proporção da população em cada estado, seguindo critérios oficiais do IBGE.
Com isso, o foco de quem pretende disputar uma bolsa do Prouni deve estar no bom desempenho no Enem e no atendimento às regras do programa, e não na realização de vestibulares de faculdades privadas.
Inflação das notas no Sisu 2026; entenda o que aconteceu
+ Sisu, Prouni e Fies 2026: cursos para quem tirou entre 500 e 600 no Enem
Se você percebeu que a concorrência foi muito grande ou mesmo quer conferir outras formas de entrar em um curso superior com bolsa de estudos, saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar!
A plataforma oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1,2 mil faculdades de todo o Brasil, sem precisar comprovar renda.
Veja agora mesmo as bolsas disponíveis pro curso superior que deseja:
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.