Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Primeiro ano na Unip: o choque de não estar mais no ensino médio

por Sarah Carvalho em 26/01/18 4,1 mil visualizações

Atualizado em 25/03/2020

Acabei de concluir meu primeiro ano de Psicologia na Unip. Em 2017, foi tudo novo para mim. Estava acostumada com o Ensino Médio e, mesmo sabendo que a faculdade não era nem de longe a mesma coisa, só soube de verdade o que é quando entrei.

Não que seja um bicho de sete cabeças. Provavelmente, tem oito ou mais.

Imagem: Fotolia
Primeiro ano na Unip: o choque de não estar mais no ensino médio - Revista Quero
Dormir? Como é que isso funciona mesmo?

Brincadeiras à parte, vou contar um pouco de como foram meus primeiros 12 meses na Unip. Espero que minha experiência ajude todo mundo que pretende começar a faculdade agora.

Primeiro semestre

Quando as aulas começaram, eu estava trabalhando. Acordava, ia para o trabalho e depois direto para a faculdade. Chegava em casa por volta das 23h30, dependendo do horário em que terminasse a aula.

Como sempre tive notas boas na escola, acreditei que apenas assistir às aulas e “passar o olho” no conteúdo indicado pelos professores seria o necessário para tirar boas notas.

Ah! Coitada! Sabia de nada, inocente.

Primeiro ano na Unip: o choque de não estar mais no ensino médio - Revista Quero

Na semana de provas, eu lia a matéria no metrô e no ônibus, mas chegava em casa muito tarde e o cansaço sempre falava mais alto, então nunca estudava.

Quando lançaram as notas, vi que não tinha sido boa o bastante. Tentei recuperar na segunda prova, mas não tive sucesso. Por pouca coisa, fiquei de exame em quatro matérias. Já pensou? Fiquei em pânico!

Comecei a estudar imediatamente. Tentava decorar tudo, mas era muito conteúdo e muita matéria para rever. Fiquei bastante preocupada, pois alguns professores nos assustaram falando sobre como seria difícil a prova do exame. E não podia pegar DP de jeito nenhum!

Por sorte, não precisava de muitos pontos para atingir a nota obrigatória e passei em todas as provas. Fiquei feliz demais, mas prometi que o próximo semestre seria melhor! Foi muito ruim ver todo mundo de férias enquanto eu tinha que ir para a faculdade fazer prova.

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Segundo semestre

No segundo semestre, passei por uma fase turbulenta. Fiquei desempregada e isso me afetou na faculdade, pensei até em desistir. Logo em seguida, comecei a trabalhar em outro lugar, mas era muito longe, chegava muito atrasada e cansada nas aulas.

Isso tudo acabou me prejudicando durante boa parte do semestre. Depois que saí do emprego, no entanto, consegui me dedicar mais, estudar para as provas e fui bem.

Precisei de exame em somente uma matéria: Ética Profissional, que todo aluno acha que “tira de letra”. A disciplina não é difícil – apesar de muito detalhista –, mas tive problemas na realização da primeira prova que prejudicaram minha nota. Nada que umas quatro lidas no Código de Ética do Psicólogo e umas cinco videoaulas sobre o assunto não tenham resolvido.

O que eu aprendi?

Sempre ouvi que estudante que trabalha não tem vida, vira zumbi. Hoje, concordo! Se você só estuda, continue se dedicando ao máximo, dando o seu melhor para ser um profissional de excelente qualidade, atendendo da melhor forma e mais humana possível todos aqueles que vierem até você!

Para quem trabalha e estuda, meus parabéns! Não é fácil, é cansativo e muitas vezes até choramos. É matéria que não entra na cabeça, é exame, e às vezes, infelizmente, uma DP.

Pode ser necessário passar noites acordado ou deixar de curtir o final de semana para estudar, mas logo você verá o retorno de todo o seu trabalho, de todo o seu esforço. Pensei em desistir de tudo, do meu sonho. No entanto, muitas pessoas me incentivaram e eu continuei. Não deixe que nenhum obstáculo te impeça de chegar ao seu sonho!

Pronto para entrar na faculdade também?

No Quero Bolsa, você pode encontrar bolsas de estudos de até 75% de desconto para mais de 20 mil cursos em todo Brasil. São mais de mil faculdade parcerias, confira algumas:

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54