Prouni do 2º semestre: como se inscrever? Confira!
Prouni do 2º semestre oferta cerca de 244 mil vagas em 901 instituições privadas de ensino superior; confira como se inscrever e quem pode participar do programa
As inscrições do Programa Universidade para Todos, o Prouni do segundo semestre de 2024, já estão abertas. Os candidatos têm até sexta-feira (26) para se inscreverem pelo portal Acesso Único, fazendo login na conta gov.br com CPF e senha.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
Durante esse período, é normal que muitos estudantes tenham dúvidas de como se inscrever no segundo semestre do Prouni. Afinal, o processo de inscrição é o mesmo do primeiro semestre? Saiba como se inscrever a seguir.
Veja: Prouni 2024.2: inscrições estão abertas
+ Cursos e estados com mais bolsas no Prouni 2024.2
Leia mais: Prouni 2024.2: consulta de vagas abre nesta quinta (18)
+ Quem pode participar do Prouni do meio do ano de 2024?
Como se inscrever no Prouni 2º semestre?
As inscrições do Prouni são online e gratuitas, devendo ser feitas exclusivamente pela internet, no site oficial do Prouni (acessounico.mec.gov.br/prouni), durante o período estipulado pelo Ministério da Educação (MEC): 23 a 26 de julho de 2024.
Veja o passo a passo de como se inscrever abaixo:
- Acesse o Site: Vá até a página oficial do Prouni no endereço eletrônico https://acessounico.mec.gov.br/prouni dentro do período de inscrição determinado pelo MEC.
- Login: Utilize o seu CPF e a senha cadastrada no portal do governo (gov.br) para fazer o login no sistema.
- Escolha de cursos: Indique, em ordem de preferência, até duas opções de curso, especificando a instituição de ensino, o curso e o turno desejado.
- Modalidade de concorrência: Escolha entre a modalidade de ampla concorrência ou a modalidade de cotas. A modalidade de cotas é destinada a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, pessoas com deficiência e estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em escolas privadas.
- Acompanhamento das notas de corte: Monitore diariamente as notas de corte parciais para os cursos escolhidos. As notas de corte são calculadas com base nas notas dos candidatos inscritos e podem variar ao longo do período de inscrição.
- Alteração de opções: Caso deseje, você pode alterar suas escolhas de curso a qualquer momento durante o período de inscrição. Apenas a última opção salva será considerada.
- Resultados: Se a sua nota do Enem for suficiente para uma das vagas selecionadas ao final do período de inscrição, você será listado como pré-selecionado. A próxima etapa será a comprovação das informações fornecidas e a confirmação da matrícula junto à instituição de ensino.
Ficou alguma dúvida? Nesta matéria você confere o passo a passo: Prouni 2024: veja o passo a passo para se inscrever.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Leia também: Faculdades que aceitam o Prouni 2024.2
+ Calendário Prouni 2024.2: datas de inscrição, resultado e lista de espera
Datas do Prouni 2024 do 2º semestre
- Inscrições: 23 a 26 de julho
- Resultado da primeira chamada: 31 de julho
- Resultado da segunda chamada: 20 de agosto
- Manifestação de interesse na lista de espera: 9 e 10 de setembro
- Resultado da lista de espera: 13 de setembro
Quem pode se inscrever no Prouni 2º semestre?
Para poder se inscrever no Prouni do 2º semestre, o candidato deve ter feito o Enem 2022 ou 2023, ter obtido no mínimo 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação. Além disso, é preciso atender a pelo menos um dos critérios abaixo:
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista;
- Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
- Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.
Além disso, é preciso seguir alguns critérios socioeconômicos, como renda familiar por pessoa que não passe de um salário mínimo e meio para bolsas integrais e três salários mínimos para bolsas parciais. Entenda melhor os critérios: Quem pode participar do Prouni?.
Estude com bolsa de estudos mesmo sem o Prouni
No site da Quero Bolsa você encontra bolsas de estudo de até 80% de desconto em inúmeros cursos, em milhares de faculdades privadas espalhadas por todo o país.
O melhor é que não precisa cumprir nenhum critério de renda ou socioeconômico! Para ver as bolsas disponíveis basta acessar o botão abaixo e procurar pelo curso de seu interesse:
Conheça algumas das faculdades que oferecem descontos especiais:
Simulador de notas de corte gratuito
Se você já sabe a sua nota do Enem e agora quer saber em qual universidade e curso você conseguirá entrar com a sua nota, acesse o simulador de notas de corte da Quero Bolsa!
Na plataforma, que é totalmente gratuita, é possível simular sua nota e conferir qual é a pontuação necessária para o curso de seu interesse. Acesse o botão abaixo e confira gratuitamente: