
Justiça obriga MEC a incluir dança e teatro na PND; veja como isso pode mudar a prova
Juliana Gottardi | 25/07/25Decisão liminar ocorre no último dia de inscrições e pode impactar o cronograma e estrutura da prova nacional para docentes
Avaliação é obrigatória para estudantes do Enade e abre portas para concursos públicos em todo o Brasil
As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) chegam ao fim nesta sexta-feira (25), às 23h59 (horário de Brasília). O prazo também encerra para solicitações de atendimento especializado e uso de nome social. Candidatos devem se inscrever exclusivamente pelo Sistema PND, acessível online.
A PND, que será aplicada em 26 de outubro de 2025, é voltada tanto para estudantes concluintes de cursos de licenciatura inscritos no Enade 2025 quanto para profissionais formados que desejam participar de concursos públicos organizados por órgãos federais, estaduais e municipais que utilizem a avaliação como critério de seleção.
Vale destacar que a taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga até o dia 31 de julho. A participação do candidato só vai ser garantida após essa etapa.
Leia mais: A Prova Nacional Docente é um concurso público?
+ Como se inscrever na PND? Veja o passo a passo
Estudantes habilitados pelo Enade 2025 devem acessar o Sistema PND, preencher as informações obrigatórias e concluir a inscrição.
Mas a prova também está aberta a todos que já possuem diploma de licenciatura e desejam ampliar suas chances de ingressar na rede pública de ensino por meio de concursos e seleções que adotem a PND como etapa classificatória.
Estão dispensados da taxa:
Com a aplicação anual da prova, o governo busca criar um instrumento permanente de avaliação e qualificação de licenciados, estabelecendo um padrão nacional de excelência docente. Veja as principais datas da edição de 2025:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Para quem está de olho no futuro e quer turbinar o currículo, a plataforma Quero Bolsa oferece uma excelente oportunidade: bolsas de estudo de até 80% de desconto em cursos de pós-graduação em todo o Brasil.
Veja algumas instituições de ensino parceiras: