Podem participar do Prouni 2026 candidatos que prestaram uma das duas últimas edições do Enem (2024 ou 2025) e que alcançaram uma média mínima de 450 pontos na prova.
Além disso, é preciso comprovar renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa para bolsas integrais e 3 salários mínimos para bolsas parciais.
Já pensou em estudar em uma das melhores faculdades particulares do Brasil com uma bolsa de estudos de até 100%? Com o Programa Universidade para Todos (Prouni) isso é possível!
Coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), o programa oferece, em 2026, mais de 594 mil bolsas a estudantes que prestaram uma das últimas duas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para participar, além de ter realizado a prova, é preciso cumprir critérios socioeconômicos específicos e alcançar uma média mínima de pontuação.
Qual é a nota mínima para participar do Prouni 2026?
Para participar do Prouni 2026, é preciso ter alcançado uma média mínima de 450 pontos em uma das duas últimas edições do Enem (2024 ou 2025).
Além disso, o candidato não pode ter zerado a redação e nem ter realizado a prova na condição de treineiro.
Quem pode participar do Prouni 2026?
Além dos critérios de avaliação, é preciso se adequar a padrões socioeconômicos para garantir uma bolsa com o programa, já que o Prouni é direcionado a estudantes de baixa renda.
Assim, para participar, é preciso:
Comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa para concorrer à bolsa integral (100%).
Comprovar renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa para concorrer à bolsa parcial (50%).
Ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola particular (com ou sem bolsa integral).
Calendário Prouni 2026
Se você se enquadra nos critérios mencionados, parabéns! Você pode participar do Prouni 2026. Por isso, fique atento ao calendário para não perder nenhum prazo importante.
Período de inscrições: 26 de janeiro a 29 de janeiro de 2026
Primeira chamada: 3 de fevereiro de 2026
Segunda chamada: 2 de março de 2026
Inscrições para lista de espera: 25 e 26 de março de 2026
Resultado da lista de espera: 31 de março de 2026
Simulador de notas de corte
Se você deseja conferir se a sua pontuação do Enem é necessária para ingressar no curso desejado, acesse o simulador de notas de corte da Quero Bolsa!
Na plataforma você poderá simular sua nota e conferir em quais faculdades e programas você terá mais chances de ingresso. Clique no botão abaixo e confira.