Quanto custa estudar em Teixeira de Freitas?
Nossa Guia da Faculdade levantou dados sobre o custo de vida nessa cidade baiana. Confira
A cidade de Teixeira de Freitas, localizada no extremo sul do estado da Bahia, tornou-se um importante polo estudantil. Atualmente, a cidade tem em torno de 25 mil estudantes, que frequentam as diversas faculdades espalhadas pela região e contribuem também com o desenvolvimento da economia local.
Possui ofertas de cursos nas mais diversas áreas, disponíveis em faculdades particulares e públicas (UNEB e UFSB). Tem curso a distância, curso presencial, curso de pós-graduação lato sensu e stricto senso. Oportunidades para todos estudarem!
Toda essa variedade movimenta bastante a cidade como polo estudantil. Milhares de alunos se deslocam diariamente, especialmente de ônibus, em busca de sua formação, outros preferem morar na própria cidade, movimentando também o mercado imobiliário, principalmente nas proximidades das faculdades. Cabe destacar, que vêm alunos até do estado vizinho, Minas Gerais, para estudar.
Para quem não mora na cidade, é uma batalha árdua concluir seu curso superior, pois as distâncias chegam a passar de 130 quilômetros, o que resulta para quem trabalha e estuda: dormir tarde e acordar cedo! Isso significa também que os educandos, além do curso, ainda precisam descolar uma grana para o transporte, xerox e alimentação. Pagando barato, um salgado com um copo de suco sai por um valor médio de R$ 5,00, mas existem também várias outras opções de alimentos e preços.
Os estudantes dos cursos semipresenciais sentem menos esse impacto financeiro do que os da oferta presencial. Vale salientar que a cidade possui também linhas regulares de transporte público e serviços de táxi e mototáxi e que é interessante sair sempre um pouco antes de a aula começar, pois o trânsito é intenso nos horários de pico.
Muitos alunos não possuem as condições financeiras necessárias para arcar com todas as despesas de um curso superior, por isso, lançam mão de opções como: ProUni, Fies e programas de bolsas como o Quero Bolsa, que tem ajudado milhares de jovens a obter sua certificação num curso superior.