Não há uma pontuação mínima para passar no Enem, já que o exame não funciona como um sistema de aprovação ou reprovação fixa.
As regras mudam para quem fez o exame com o objetivo de obter o certificado do Ensino Médio. Nesse caso, é preciso obter nota mínima de 450 nas provas objetivas e 500 na redação.
Para utilizar a nota em programas do governo existem requisitos mínimos de inscrição, sendo necessária média de 450 pontos e redação maior que zero.
Com a expectativa pela divulgação das notas do Enem 2025 tomando conta dos estudantes, não é raro ver candidatos buscando formas de descobrir qual é a média necessária para a aprovação.
Vale lembrar, porém, que quando se trata de Enem, não há uma única nota mínima para “passar”, já que a prova serve como meio de seleção para programas de acesso ao ensino superior.
Se você ainda está confuso quanto aos critérios de aprovação, não se preocupe! A seguir, a Revista Quero explica quantos pontos tirar para entrar na faculdade com o Enem e como aplicar a sua nota no Sisu, Prouni e Fies.
Quanto tirar para passar no Enem?
Não existe uma nota fixa de aprovação ou reprovação no Enem. Ao contrário das provas escolares, em que você precisa tirar uma pontuação mínima para passar de ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) funciona como uma ferramenta de classificação.
Isso significa que a “nota para passar” é variável e depende do programa em que você pretende aplicar o seu resultado.
Para entender se a sua nota é suficiente, é preciso considerar que cada instituição e curso possui sua própria exigência, baseada na lei da oferta e da procura:
Concorrência: Cursos muito disputados (como Medicina e Direito) exigem notas altíssimas porque há muitos candidatos para poucas vagas.
Instituição: Universidades federais de renome (como UFRJ, USP, UFMG e outras) costumam ter notas de corte maiores que instituições do interior.
Programa de Acesso: A nota necessária para passar em uma Federal (Sisu) geralmente é mais alta do que a nota para conseguir um financiamento (Fies) em uma particular.
Quanto tirar no Enem para obter o certificado do Ensino Médio?
Embora não exista uma nota mínima para candidatos que almejam uma vaga no ensino superior, a regra muda para quem utilizou o exame com o objetivo de obter o diploma de conclusão dos estudos.
Para os participantes que prestaram a prova com essa finalidade, é necessário atingir uma pontuação mínima de 450 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento, além de nota 500 na redação.
Como saber se minha nota é suficiente para entrar na faculdade?
Como não há um número mágico único, o estudante deve se basear na Nota de Corte. Ela representa a pontuação mínima necessária para a aprovação em um curso, considerando a média dos demais participantes que concorrem à vaga.
Se você tirar uma nota igual ou superior à nota de corte exibida, suas chances de “passar” são altas. Por isso, a pontuação necessária é definida de acordo com:
O curso escolhido;
A faculdade desejada;
O turno (matutino, vespertino, noturno ou integral);
A modalidade (ampla concorrência ou cotas).
No site da Quero Bolsa, você pode simular a sua nota e descobrir suas chances para a aprovação no curso e programa do seu interesse. A ferramenta é gratuita, confira:
Qual a nota mínima exigida pelos programas do governo?
Embora não exista reprovação no exame em si, o Ministério da Educação (MEC) estabelece pré-requisitos mínimos para quem deseja usar a nota nos programas federais.
Se você não atingir esses critérios básicos, o sistema não permite a sua inscrição.
Confira as exigências de cada um:
1. Sisu (Universidades Públicas)
Nota mínima: O MEC exige apenas que a redação seja maior que zero.
Ponto de atenção: Cada universidade tem autonomia para definir notas mínimas específicas. Exemplo: A UFRJ pode exigir que, para Engenharia, o aluno tenha tirado no mínimo 600 em Matemática.
2. Prouni (Bolsas em Particulares)
Média das provas: Mínimo de 450 pontos na média aritmética das cinco áreas.
Redação: Nota maior que zero.
3. Fies (Financiamento Estudantil)
Média das provas: Mínimo de 450 pontos.
Redação: Nota maior que zero.
Média de pontos para os cursos mais procurados
No entanto, vale a atenção a um ponto: atingir o critério mínimo para participar de um processo de seleção não significa que você já foi aprovado.
Como já mencionamos, para que você seja aprovado, é preciso superar ou igualar a nota de corte, obtendo um desempenho superior a dos demais candidatos envolvidos na disputa.
Abaixo, destacamos alguns cursos em que você pode obter êxito de acordo com a sua faixa de pontuação:
Para descobrir se a sua nota do Enem é a suficiente para ingressar no curso dos seus sonhos, use o Simulador de Notas de Corte da Quero Bolsa.
Com a ferramenta, você pode descobrir quais são as suas chances de aprovação e ainda ter acesso às instituições e faculdades que se encaixam em sua pontuação.