Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Saiba porque menos da metade dos universitários não conseguem terminar a faculdade

por Quero Bolsa em 13/08/15 3,4 mil visualizações

Hoje em dia há vários meios de conseguir uma vaga em uma faculdade. Mas, segundo dados do MEC, menos de 70% dos alunos que iniciam um curso superior vão até o fim. As razões que levam os alunos a deixar seus cursos são várias. Muitos encontram dificuldades em pagar as mensalidades, outros se decepcionam com o conteúdo dos cursos ou, ainda, são reprovados e acabam desistindo.

Descubra como se prevenir e entenda alguns dos principais motivos que explicam porque 1/3 dos estudantes universitários acabam não concluindo o Ensino Superior:

O curso é diferente do que esperava

Para evitar aborrecimentos, procure conhecer ao máximo o curso escolhido. Se você está concluindo o ensino médio, sem dúvida há muita pressão para que escolha o que e onde estudar. Procure não decidir por impulso, pesquise tudo, dos preços às matérias estudadas, para que não tenha surpresas e acabe tendo que lidar com assuntos com os quais não tenha afinidade. Um estudante de biologia, por exemplo, pode não estar preparado para encarar a exigência de conhecimentos em química.

Caso não esteja certo sobre qual curso seguir, testes vocacionais podem ajudar. Se já sabe, procure conhecer pessoas já formadas, para saber o que esperar das aulas e também saber como anda o mercado de trabalho na área desejada.


Problemas financeiros

É muito importante ter em mente os custos de sua graduação. Avalie bem suas condições financeiras. Caso precise, procure formas de financiamento que caibam no seu bolso. As mais procuradas são o FIES, do governo federal, e os financiamentos estudantis oferecidos pelos bancos, além dos fundos de bolsas oferecidos por algumas instituições de ensino. Em qualquer caso, lembre-se que financiar seu curso significa também contrair uma dívida que te acompanhará pelos primeiros anos de trabalho.

Não deixe também de se cadastrar no Quero Bolsa. Lá, você encontra opções de cursos com bolsas de até 75% e, para ter acesso, basta escolher seu curso e se cadastrar no site. Com uma única contribuição, você se associa e garante sua vaga.


Falta de tempo para estudar

O tempo passa muito rápido, ainda mais quando somos jovens e queremos abraçar o mundo todo de uma só vez, assumindo um monte de projetos.

Quando percebemos, estamos comprometidos com escola, trabalho, cursos e ainda precisamos arranjar um tempinho para os amigos, pegar um cineminha, namorar.

Realmente, quando a vida é tão corrida, cada um dos 1440 minutos do dia são importantes e precisamos utilizá-los com sabedoria, mas sem desespero. Por isso, em um artigo anterior, publicamos algumas técnicas muito utilizadas para ajudar na gestão do seu tempo. Leia aqui o texto na íntegra.

O mais importante a saber é, estude sempre! Não há obstáculo que não possa vencer com esforço e determinação. As dificuldades são muitas e para ficar do lado positivo da estatística, a palavra chave é PLANEJAMENTO.

.
Sobre o autor
author
Quero Bolsa

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54