Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
51689d2edc22ea7347021f9fbee7751ff82a9f3b Ff60090a174d83a30ec06e40928258a079acb05f
Profissões

Será que devo trancar a faculdade?

por Maria Fernanda Alves em 22/07/19 110 visualizações


Um cenário almejado por muitos no início da carreira profissional é escolher um curso superior com o qual se identifica, concluir a graduação e conseguir um trabalho na área de formação. Mas, durante essa trajetória, podem surgir alguns obstáculos, desde a escolha profissional até a estabilização no mercado de trabalho.

Hoje vamos falar um pouco sobre um questionamento que surge na vida de muitas pessoas durante a formação profissional: será que devo trancar a faculdade?

Essa questão pode surgir na vida do universitário por diversos motivos, como por exemplo, dificuldade financeira, incerteza sobre a escolha do curso, flutuação no mercado de trabalho da área escolhida, etc.

trancar a faculdade
Nem a chuva nem as séries da Netflix podem superar sua vontade de conquistar o diploma ;)

Para alguns alunos, trancar a faculdade pode realmente ser a melhor solução. Mas, para chegar a essa conclusão é preciso pensar bastante e colocar algumas informações no papel, porque trancar a faculdade significa abrir mão de um investimento de tempo e dinheiro. Antes de qualquer decisão é preciso responder a duas perguntas:

  1. O que eu ganho trancando a faculdade?
  2. O que eu perco trancando a faculdade?

Então vamos pensar juntos como responder a essas perguntas?

Dúvidas sobre a escolha do curso

Se está pensando em trancar a faculdade porque não tem certeza se escolheu o curso ideal para você, é uma motivação realmente muito importante. Para abandonar o curso sem receio de se arrepender recomendo que siga alguns passos antes de tomar a decisão.

Primeiro busque em sua memória o que te levou a escolher tal curso, e liste as características positivas que valorizou na época da escolha em um papel e, logo em seguida, pense no que te fez mudar de ideia com relação a escolha do curso e liste as características negativas de permanecer no curso. Tente encontrar o que fez com que você mudasse de opinião e justifique para você mesmo que trocar o curso é a melhor saída.

Caso você esteja certo que não fez uma boa escolha mas já tenha cursado mais da metade da graduação e o fato de ter investido muito tempo e dinheiro tem pesado na sua decisão também é necessário parar para ponderar.

Antes de desistir de um curso que você não se identifica é preciso saber o que você gosta e qual caminho quer seguir profissionalmente, pois muitas carreiras comportam profissionais com diploma de Ensino Superior independente da graduação.

Nesse cenário, trancar a faculdade e iniciar outra pode não ser a melhor opção, porque, por mais que você consiga eliminar algumas matérias, demorará mais tempo para chegar ao mercado de trabalho. Se falta pouco tempo para você se formar e a carreira que você pretende seguir não exige diploma específico, talvez valha a pena permanecer no curso e já ir pensando em uma pós-graduação na área que se identifica. 

Mas se você não se identifica com o curso e se a formação não tem nenhuma oportunidade de carreira que você se imagina trabalhando feliz, talvez a melhor opção seja interromper a graduação. 

O orçamento está apertado

Se as mensalidades estão pesando no seu bolso mais que o planejado e você considerou trancar a faculdade por conta disso também é preciso pensar se não existem outras saídas para não atrasar o seu diploma.

Algumas faculdades oferecem bolsa ou remuneração para alunos monitores, tem opções de bolsas para alunos que fazem Iniciação Científica, e outras opções que podem aliviar o seu bolso e evitar que você tranque sua faculdade. Visite a coordenação do seu curso e explique sua situação, com certeza pensarão em uma solução junto com você. 

Mas caso você não encontre nenhuma bolsa de estudo, fonte de renda extra, seus familiares não consigam te ajudar e a renda que deveria ser destinada para moradia e alimentação está ficando comprometida, talvez seja a hora de trancar a faculdade e buscar estabilidade financeira.

Falta de tempo para dedicar à faculdade

Se você está com uma rotina apertada e sente que a faculdade exige mais tempo do que você tem conseguido dedicar e por isso pensou em trancar a faculdade, reavalie sua rotina antes de qualquer decisão.

Conciliar trabalho e faculdade não é tarefa fácil, ninguém vai tentar te convencer do contrário. Mas, muitas vezes, o simples fato de organizar e planejar a semana pode fazer a diferença.

Tente usar uma agenda ou planner, experimente aplicativos de organização para visualizar suas tarefas e a quantidade de horas que você dispõe. Se você for um procrastinador, sempre terá a sensação de que seu tempo é escasso e trancar a faculdade não é uma solução.

Leia: 
Como organizar seu tempo e ser mais produtivo

Agora, mesmo se você visualizou como gasta o seu tempo durante a semana e mesmo assim não consegue encontrar mais tempo para se dedicar a faculdade e isso está prejudicando o seu desempenho, talvez valha a pena pensar em trancar a faculdade, mas também pense no que mais te consome tempo. Muitas vezes, conseguir um trabalho novo, por exemplo, pode ser a solução ideal para não adiar o seu diploma.

Leia: O que significa trancar a faculdade?

trancar a faculdade
Não é porque você pode trancar a faculdade a qualquer momento que você precisa fazê-lo, hein? Rsrs


Você já pensou em trancar a faculdade em algum momento? Conta pra gente o motivo nos comentários!

51689d2edc22ea7347021f9fbee7751ff82a9f3b Ff60090a174d83a30ec06e40928258a079acb05f

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54