logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Teste seus conhecimentos sobre o cinema brasileiro

por Camilla Freitas em 18/06/22

O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado no dia 19 de junho. A data remete à primeira vez em que cenas de filmes foram gravadas aqui no país com toda tecnologia do cinematógrafo.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

O italiano Afonso Segreto havia feito um curso de sobre operação do cinematógrafo e ao chegar da França ao Brasil, registrou as imagens da Baía de Guanabara, a bordo do navio "Brésil". 

dia do cinema brasileiro

História do cinema no Brasil

Mesmo que o filme de Segreto tenha sido considerado o pioneiro no país, alguns historiadores alegam que o primeiro filme brasileiro é “Chegada do Trem em Petrópolis”, de 1897 e registrado pelo italiano Vittorio Di Maio.

A “Chegada do Trem em Petrópolis” é um curta-metragem, mas anos depois, em 1914 o primeiro longa-metragem brasileiro foi lançado. O filme “O Crime dos Banhados” foi dirigido por Francisco Santos.

A produção tem a duração de mais de 2 horas

A primeira ficção nacional foi gravada em 1908 pelos italianos Francisco Marzullo e Antônio Leal. A produção conta com 40 minutos e é considerada um drama policial.

Em 1930 foi criado o primeiro estúdio de cinema do país, o Cinédia. Nessa época passou a ser exibido também o cinema sonoro. As produções de destaque eram:  Limite (1931), A Voz do Carnaval (1933) e Humberto Mauro, e Ganga Bruta (1933).

Logo depois, as distribuidoras norte-americanas passaram a divulgar seus filmes aqui no Brasil. Então, nessa época o cinema brasileiro produziu obras que seguiam a estética hollywoodiana.

Outro estúdio de grande importância no país era o Vera Cruz. Lá foram produzidos os filmes do Mazzaropi, comédias de grande sucesso, e além disso, o primeiro filme brasileiro a ganhar o prêmio internacional no Festival de Cannes foi “O Cangaceiro”, de Lima Barreto.

Apesar de nenhum filme brasileiro ter ganhado o Oscar, vários já foram indicados à premiação, como “Central do Brasil” e “Cidade de Deus”.

Cinema brasileiro: teste seu conhecimento

Gosta de produções nacionais? Então responda o quiz e veja se você está por dentro do cinema brasileiro:

Como é a faculdade de Cinema?

Já pensou em estudar para trabalhar na produção ou direção de filmes? Um ótimo caminho é fazer faculdade de cinema.

O curso tem a duração de quatro anos e é oferecido como licenciatura e como bacharelado. Com o diploma de licenciatura é possível dar aulas e realizar projetos na área audiovisual. Já com o bacharelado, os profissionais podem atuar na roteirização, fotografia e direção de filmes e outros materiais audiovisuais.

O estudante de Cinema precisa fazer estágio obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para se formar.

Conheça algumas disciplinas que compõem a grade curricular da graduação:

  • Animação

  • Captação de Som

  • Cinema Digital

  • Cinema e Mito

  • Criação de personagens

  • Direção de Arte

  • Direito Autoral

  • Efeitos especiais

  • Fotografia e Iluminação

  • Inovação e Criatividade

  • Mercado Audiovisual

    Mostrando cursos em Veja mais vagas

    • Mensalidades a partir de

      R$ 270,00
      Ver Bolsas

    • {course} {university}

      Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

    Veja mais cursos

Bolsas de estudo para audiovisual

Outra maneira de trabalhar na com projetos que envolvam fotografia, roteiro, gravação de vídeos é fazer cursos na área, como Audiovisual, Animação e  Produção Multimídia.

Na Quero Bolsa é possível encontrar bolsas de estudo em diversas instituições de ensino superior do Brasil que são autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Confira algumas faculdades parceiras da plataforma:

Encontre bolsas de estudo

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54