Teste seus conhecimentos sobre o cinema brasileiro
O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado no dia 19 de junho. Veja a história do cinema nacional e veja o que você sabe sobre o assunto
O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado no dia 19 de junho. A data remete à primeira vez em que cenas de filmes foram gravadas aqui no país com toda tecnologia do cinematógrafo.
O italiano Afonso Segreto havia feito um curso de sobre operação do cinematógrafo e ao chegar da França ao Brasil, registrou as imagens da Baía de Guanabara, a bordo do navio “Brésil”.
História do cinema no Brasil
Mesmo que o filme de Segreto tenha sido considerado o pioneiro no país, alguns historiadores alegam que o primeiro filme brasileiro é “Chegada do Trem em Petrópolis”, de 1897 e registrado pelo italiano Vittorio Di Maio.
+ Veja mais informações sobre a profissão de dublador
A “Chegada do Trem em Petrópolis” é um curta-metragem, mas anos depois, em 1914 o primeiro longa-metragem brasileiro foi lançado. O filme “O Crime dos Banhados” foi dirigido por Francisco Santos.
A produção tem a duração de mais de 2 horas
A primeira ficção nacional foi gravada em 1908 pelos italianos Francisco Marzullo e Antônio Leal. A produção conta com 40 minutos e é considerada um drama policial.
Em 1930 foi criado o primeiro estúdio de cinema do país, o Cinédia. Nessa época passou a ser exibido também o cinema sonoro. As produções de destaque eram: Limite (1931), A Voz do Carnaval (1933) e Humberto Mauro, e Ganga Bruta (1933).
Logo depois, as distribuidoras norte-americanas passaram a divulgar seus filmes aqui no Brasil. Então, nessa época o cinema brasileiro produziu obras que seguiam a estética hollywoodiana.
Leia também:
+ Tudo sobre a profissão de Dublê
Outro estúdio de grande importância no país era o Vera Cruz. Lá foram produzidos os filmes do Mazzaropi, comédias de grande sucesso, e além disso, o primeiro filme brasileiro a ganhar o prêmio internacional no Festival de Cannes foi “O Cangaceiro”, de Lima Barreto.
Apesar de nenhum filme brasileiro ter ganhado o Oscar, vários já foram indicados à premiação, como “Central do Brasil” e “Cidade de Deus”.
Cinema brasileiro: teste seu conhecimento
Gosta de produções nacionais? Então responda o quiz e veja se você está por dentro do cinema brasileiro:
[data-riddle-0] .rid-load {background: rgba(0, 0, 0, 0.3);}[data-riddle-0] .rid-load i {background: #FF00FF;}.rid-load {border: 1px solid #cfcfcf!important;padding-top: 56%;border-radius: 5px;position: relative;}.rid-load p {position: absolute;top: 50%;left: 50%;margin: -8px}.rid-load i {position: absolute;width: 16px;height: 16px;border-radius: 3px;left: -25px;-webkit-animation: 1s infinite rid-icon;animation: 1s infinite rid-icon;-webkit-transform: scale(.4) rotate(62deg);transform: scale(.4) rotate(62deg);opacity: 0;}.rid-load i+i {-webkit-animation-delay: .17s;animation-delay: .17s;left: 0;}.rid-load i+i+i {-webkit-animation-delay: .34s;animation-delay: .34s;left: 25px;}@-webkit-keyframes rid-icon {50% { opacity: 1;-webkit-transform: scale(1) rotate(62deg);}}@keyframes rid-icon {50% {opacity: 1;transform: scale(1) rotate(62deg);}}
Como é a faculdade de Cinema?
Já pensou em estudar para trabalhar na produção ou direção de filmes? Um ótimo caminho é fazer faculdade de cinema.
O curso tem a duração de quatro anos e é oferecido como licenciatura e como bacharelado. Com o diploma de licenciatura é possível dar aulas e realizar projetos na área audiovisual. Já com o bacharelado, os profissionais podem atuar na roteirização, fotografia e direção de filmes e outros materiais audiovisuais.
O estudante de Cinema precisa fazer estágio obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para se formar.
Conheça algumas disciplinas que compõem a grade curricular da graduação:
-
Animação
-
Captação de Som
-
Cinema Digital
-
Cinema e Mito
-
Criação de personagens
-
Direção de Arte
-
Direito Autoral
-
Efeitos especiais
-
Fotografia e Iluminação
-
Inovação e Criatividade
-
Mercado Audiovisual
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Bolsas de estudo para audiovisual
Outra maneira de trabalhar na com projetos que envolvam fotografia, roteiro, gravação de vídeos é fazer cursos na área, como Audiovisual, Animação e Produção Multimídia.
Na Quero Bolsa é possível encontrar bolsas de estudo em diversas instituições de ensino superior do Brasil que são autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Confira algumas faculdades parceiras da plataforma: