
Engenharia Civil vale a pena? Curso, mercado e carreira
| 25/09/26Entenda o que faz o engenheiro civil, como é a graduação, quais fatores influenciam o mercado e como avaliar se o curso vale a pena para você.
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriu inscrições para interessados em fazer o curso de mestrado de seu Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. A data limite para concorrer é dia 1º de setembro.
Com início previsto para o início de 2020, o programa tem duas áreas de concentração: Construção Civil e Estruturas e Geotecnia. Ao todo, estão sendo oferecidas 19 vagas, disponíveis pelas três linhas de pesquisa do Programa: Gestão, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção Civil (vinculada à primeira área de concentração, com 8 vagas); Estudo e Desenvolvimento de Sistemas Estruturais (ligada à segunda área, com 7 vagas); e Estudo e Desenvolvimento de Sistemas de Infraestrutura Geotécnica (também ligada à segunda área de concentração, com 4 vagas).
As inscrições devem ser realizadas online, e todas as instruções estão no edital publicado no site do PPGECiv, em www.ppgeciv.ufscar.br.



Entenda o que faz o engenheiro civil, como é a graduação, quais fatores influenciam o mercado e como avaliar se o curso vale a pena para você.

Compare Engenharia Civil e outras habilitações por problemas, disciplinas, contextos de trabalho e tipos de projeto antes de escolher sua graduação.

Entenda o que faz um engenheiro civil, conheça as áreas de atuação e veja o que se estuda na graduação em Engenharia Civil.