Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Una reúne pop e arte no festival Lanapalooza, em dois campi da universidade

Em referência ao famoso festival de música, o Lanapalooza incentiva os estudantes a realizarem apresentações artísticas relacionadas ao conteúdo de disciplinas de graduações

Ensino Superior também é lugar de muita arte e engajamento dos alunos. Isso pode até lembrar High School Musical, filme que marcou uma geração que hoje está nas universidades. Mas estamos falando do Lanapalooza, um Seminário Teórico Festivo que foi organizado pelo professor Luiz Lana do campus Contagem e da Cidade Universitária do Centro Universitário Una.

lanapalooza una
Alunos do curso de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda fazem parte do festival (Divulgação/Una)

Em 2019, o evento está em sua segunda edição e acontece entre os dias 21 e 31 de outubro. O nome do evento tem inspiração no famoso festival de música alternativa, Lollapalooza.

O Lanapalooza vai envolver quase dois mil alunos além de dezenas de professores e funcionários em sua realização. O evento faz parte da programação CONECTA, realizado na Cidade Universitária, e da Semana de Comunicação e Design (do campus Contagem) e é sobre a importância do relacionamento da arte com o ensino teórico da faculdade.

Segundo o professor Lana, “o festival põe em prática a metodologia da Sala de Aula Invertida, onde o os alunos são os protagonistas da busca e criação de conhecimentos e o professor é o mediador desses saberes adquiridos. Além de criar autonomia nos estudantes, o método também permite com que o educador tenha maior proximidade com o perfil de aprendizagem dos alunos”.

O seminário funciona com os alunos tomando a frente do evento e planejando o tipo de representação que depois vão ser performadas. As atividades refletem os conteúdos adquiridos pelos alunos durante o semestre e são repassados na forma de uma representação artística.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Os alunos escolhem alguma matéria cursada durante o semestre e, a partir dela, elaboram uma apresentação artística. Qualquer apresentação ou manifestação artística vale, desde que seja baseada em conteúdo das aulas.

A estudante do 4º período de Publicidade e Propaganda, Marina Zanola, já apresentou duas produções no evento, um #EvolluiChallenge que mostra a evolução tipográfica, matéria ministrada na aula de Direção de Arte e uma música que fala sobre os processos de impressão, matéria da disciplina de Processos Gráficos.

Para ela, um dos maiores ganhos em participar do Lanapalooza foi “conseguir aplicar o conteúdo passado em sala de aula como teoria em forma de arte, o que fez com que os alunos saíssem muitas vezes da sua zona de conforto para estimular a criatividade”. 

“Explorar formas diferentes de aprendizado fez com que a gente fixasse a matéria de modo mais fácil” ela finaliza.

As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Nos dias das apresentações é comum ver performances espontâneas pelos corredores, pinturas e grafites sendo realizados ao vivo por todo o campus. Além disso, os alunos também produzem vídeos-arte, videoclipes, apresentações teatrais, curtas, mini documentários, e muitas outras atividades. É um dos eventos mais engajadores de todo Centro Universitário, de acordo com o professor Luiz Lana.

Para ele, “o Lanapalooza proporciona o desenvolvimento de pensamento artístico, estimulando com que o aluno amplie a sensibilidade, a percepção, a capacidade de reflexão e o desenvolvimento da linguagem, competências fundamentais para os profissionais deste século”.

lanapalooza una
Grupo de alunos com o professor Luiz Lana (Divulgação/Una)

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações