
Correção de redação do Enem: veja sua nota por competência
| 12/08/26Saiba o que é avaliado nas 5 competências da redação do Enem e veja como corrigir seu texto para saber o que precisa melhorar.
Nesta quinta-feira (14), a Câmara Deliberativa da Comissão Permanente para os Vestibulares da Universidade Estadual de Campinas (Comvest/Unicamp) aprovou mudanças para o vestibular da universidade.

Veja quais foram as alterações aprovadas:
Anteriormente, o candidato que fosse aprovado na primeira fase do vestibular, ainda teria que realizar mais três dias de provas na segunda fase. Com a nova decisão, serão realizados apenas dois dias de provas nessa etapa.
Com isso, os dois dias terão o acréscimo de mais uma hora de prova cada, passando de quatro para cinco horas.
Com a diminuição dos dias de prova, o candidato realizará apenas testes de acordo com as disciplinas que forem relacionados ao curso escolhido. As únicas “matérias” obrigatórias serão: Língua Portuguesa, Matemática e questões interdisciplinares.
Na última edição do vestibular, foi exigido a produção duas redações, mas, a partir de agora, será cobrado apenas uma produção textual.
As alterações já entrarão em vigor na próxima edição do vestibular, que será aplicado no fim deste ano.


Saiba o que é avaliado nas 5 competências da redação do Enem e veja como corrigir seu texto para saber o que precisa melhorar.

Polêmicas do Enem 2025, como o caso Edcley e o debate sobre a correção da redação, aumentam a preocupação de estudantes para a prova de 2026.

Saiba onde corrigir redação online gratuitamente e conheça o corretor da Quero Bolsa, com nota por competência e feedback.