USP: nova forma de ingresso via Enem é aprovada; entenda
Proposta foi aprovada pelo Conselho Universitário da USP nesta quinta (10); veja como funcionará a nova forma de ingresso pelo Enem
Na quinta-feira (10), o Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou a nova forma de ingresso na instituição por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O novo sistema de seleção se chama Enem-USP e substituirá a entrada via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nessa nova forma de ingresso, a Fuvest será a responsável pela sistematização das inscrições, pela classificação de acordo com os critérios definidos pelos cursos e pela convocação dos candidatos selecionados.
Assim, a partir deste ano (para ingresso em 2023), os candidatos serão convocados diretamente pela Fuvest a partir das notas que obtiverem nas provas do Enem, ou seja, não precisarão mais participar do Sisu para entrar na USP.
Veja mais: Nova forma de ingresso na USP: entenda a proposta
+ Fuvest 2023: relação de candidatos por vaga é divulgada; confira
De acordo com a instituição, a alteração teve como finalidade possibilitar que o estudante aprovado via Enem possa efetuar sua matrícula juntamente com o ingressante pela Fuvest, sem depender do sistema e do calendário do Sisu.
“O objetivo do novo sistema é agilizar o processo de integração e inclusão dos novos alunos, de tal sorte que todos comecem as atividades acadêmicas ao mesmo tempo, tenham a oportunidade de participar da Semana de Recepção aos Calouros, reforçando junto a eles o sentimento de pertencimento à Universidade, afirmou o pró-reitor de Graduação, Aluísio Segurado para o Jornal da USP.
Leia mais: 24 cursos mais fáceis de passar na USP
+ Vestibular USP: veja a lista de obras literárias para as provas de 2023 a 2026
Novo edital em breve
Como este será o primeiro ano de implementação do USP-Enem, a universidade informou que será divulgado em breve um edital específico com o calendário e orientações quanto à inscrição no sistema.
A partir do próximo processo seletivo (para ingresso em 2024), as inscrições serão feitas obedecendo o mesmo calendário da Fuvest.
Neste ano, a USP oferece 11.147 vagas em seus cursos de graduação. Destas, 8.211 vagas são destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest e 2.936 vagas para o Enem-USP, sem alteração ao que já havia sido aprovado pelo Conselho Universitário em junho deste ano.
Confira também: Engenharia na USP: confira os cursos mais fáceis de passar
+ 100 dias para Fuvest 2023: veja 5 dicas para se preparar
+ Calendário Fuvest 2023